quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A história da Fla-Sampa


O começo

A história da Fla-Sampa começa no final de 2004 quando Julliano Spaziani (Juba), Vinicius Schurgelies e Luis Dau discutiam no site de relacionamentos Orkut sobre um lugar para assistir aos jogos do Flamengo.

Juba sugeriu o O'Malleys e os três foram ao pub no dia 19 de dezembro de 2004 assistir a última partida do Flamengo no Brasileirão daquele ano. O jogo contra o Cruzeiro acabou não sendo transmitido e os três foram obrigados a ver Atlético-PR x Botafogo. Preocupado com a partida, já que o time corria o risco de ser rebaixado na competição, Dau ligava para o pai que assistia a partida no Rio de Janeiro e informava os três do resultado, que acabou em goleada para os cariocas por 6 x 2 e a permanência da equipe na divisão de elite do futebol brasileiro.

Em 2005

O encontro pareceu promissor e dali os três começaram a se programar para assistirem juntos aos jogos do Campeonato Carioca de 2005. Nesta época, a mobilização dos flamenguistas ganhou força e novos torcedores começaram a aderir ao movimento e garantir presença constante ao pub. Alexandre, Edda, Guilherme, Paulinho, Michel, Zezinho, Silvana, Marcos, Rafael Carioca e Leandro ajudaram a divulgar e fazer com que a Fla-Sampa se tornasse uma realidade.

A torcida ganhou espaço e novos adeptos chegaram: Fábio Martins, Décio, Anderson, Paulo Eugênio, Hassan, Bassam, Joanna, Jorge, Cecília e, Bruno, dentre outros. Com eles, a Fla-Sampa ganhou presença também fora do bar e começou a assistir aos jogos do Flamengo ao vivo, quando o rubro-negro atuava dentro do estado de São Paulo. A campanha do time não ajudava e a possibilidade de rebaixamento crescia a cada partida. Mesmo assim, os resultados negativos, por incrível que pareça, serviram pra unir ainda mais a galera da Fla-Sampa, que apesar da péssima campanha, sempre se reunia pra ver os jogos.

No dia 16 de novembro de 2005, sob sugestão do Vinicius (carinhosamente chamado de presidente da torcida), a Fla-Sampa comemorou o aniversário do clube no O'Malleys com bolo, bexigas rubro-negras e muita cerveja.

Enquanto os torcedores faziam a festa no bar, o Flamengo batia o Fortaleza por 3 x 0. No último jogo de 2005, o time já estava livre do rebaixamento e mesmo assim o pub recebeu o maior público do ano. A Fla-Sampa realizou o sorteio de um DVD com a conquista do Mundial Interclubes de 1981 produzido pelo Guilherme e a casa lotou, consolidando de vez a força da torcida.

No ano seguinte...

O ano de 2006 começou bem para a Fla-Sampa. Estabelecida e bastante conhecida, a torcida ganhou a sua terceira geração com a chegada de João Tatá, Mato Grosso, Renato, Murilo, os Irmãos Fortuna (Rodrigo e Vinicius) e mais diversos rubro-negros. Durante a Copa do Mundo da Alemanha aconteceu a 1ª Feijoada da Fla-Sampa, realizada no Bar Samba, na Vila Madalena, com presença maciça das três gerações da torcida.

Se o começo do ano foi bom, o melhor estava por vir. Logo após o final da Copa do Mundo, os rubro-negros prestigiaram a Copa que realmente interessava aos seus 35 milhões de torcedores: a Copa do Brasil. No primeiro jogo da final contra o rival Vasco da Gama, o O'malleys estava lotado, onde ninguém conseguia se mexer. A galera vibrava como se estivesse no estádio e na hora dos gols da vitória por 2 x 0 os torcedores não se contiveram, misturando abraços e lágrimas de felicidade.

Empolgados, os rubro-negros de São Paulo se mobilizaram para fazer a festa na grande final, no Maracanã. A torcida foi do jeito que achou melhor, alguns de carro, outros de ônibus e uns de avião. Quem não pôde comparecer ao estádio fez a festa no O'Malleys e nas ruas de São Paulo, exibindo com orgulho bandeiras, camisas e a faixa (produzida pelo Zezinho) pela Avenida Paulista e suas imediações.

A torcida cresceu e uma nova sede foi exigida. Atualmente, os rubro-negros que moram na capital paulista se reúnem no bar Villa Bella, que fica no bairro do Campo Belo.
Unida, fortalecida e cada vez mais conhecida, a Fla-Sampa pretende continuar a crescer e agrupar cada vez mais o número de torcedores do Flamengo que residem no estado de São Paulo. Sem vinculo com nenhuma torcida organizada, o objetivo desses torcedores continua sendo o mesmo: "Cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro."
Fábio Martins

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Saudações Rubro-Negras

Olá flamenguista,

Quando a Fla-Sampa surgiu, não esperávamos que ela ganhasse a dimensão que ela tem hoje. Acreditávamos que ela seria um pequeno lugar que serviria para abrigar alguns rubro-negros que nasceram ou apenas vivem no estado de São Paulo.

Contrariando (felizmente) nossas expectativas, a torcida ganhou vários adeptos e notoriedade, para nossa imensa alegria, dentro do próprio Clube de Regatas Flamengo. Fato que nos enche de orgulho e satisfação.

Para melhorar ainda mais esse elo de comunicação entre os flamenguistas da terra da garôa, resolvemos criar este espaço para que sete membros da Fla-Sampa pudessem expressar seus pensamentos e sentimentos seja em formato de crônica, crítica, artigo ou qualquer outro tipo de texto.

Este blog será atualizado diariamente por sete torcedores, sendo que cada um se responsabilizará por um dia da semana. Futuramente, desenvolveremos novas ferramentas para que a interação com os demais membros da Fla-Sampa seja cada dia mais próximo e constante.

Os colunistas foram distribuídos da seguinte forma:

Segunda-feira - Joanna Douat,
Terça-feira - Rafael Simões
Quarta-feira - Rafael Kury
Quinta-Feira - Julliano Spaziani
Sexta-Feira - João Tatá
Sábados - Fábio Martins
Domingos - Hassan Kishk

Para que este espaço ganhe força e se torne um ponto de encontro virtual da Fla-Sampa, contamos com a sua participação, comentando, criticando e dando opiniões sempre que possível.

Esperamos que você aprecie esta iniciativa.

Boa leitura e Saudações Rubro-Negras,