quinta-feira, 10 de julho de 2008

Manter o foco!!

Torcedores rubro-negros, a maioria de nós vive uma expectativa muito boa. A bela campanha que o clube vem fazendo no Campeonato Brasileiro enche de boas expectativas o nosso futuro.
Mas antes de sonhar com um possível titulo temos que manter o foco e pensar sempre na próxima final, temos que sonhar com uma vitória no próximo jogo e assim sucessivamente, sempre pensando no passo adiante.

Muitos falam que já se passou mais do que 25% do torneio, mas os números mostram que é muito pouco para se fazer previsões ainda. Não precisamos voltar muito no tempo para pegar alguns exemplos.
O Botafogo em 2007 estava invicto e jogando um belo futebol na mesma rodada e depois tudo conspirou contra e o time passou por um jejum de vitórias monstruoso. Também concordo que o Flamengo deste ano não é igual ao Botafogo de 2007, ao contrário do time de General Severiano o Fla possui um bom elenco e não possui (por enquanto) o mesmo favoritismo excessivo que era atribuído por torcedores e pela imprensa.

Um time campeão precisa saber passar por dificuldades o mais ileso possível, em um torneio de 38 rodadas é impossível que o clube não passe por situações típicas como uma derrota inexplicável ou a perda de pontos em casa. O diferencial está na capacidade de recuperação do time. Por isso o clássico contra o Vasco, neste domingo, será um dos jogos mais importantes do ano.

Perdemos pro São Paulo com 55 mil torcedores em casa, uma catástrofe? Para um time que logo depois vence 3 jogos seguidos, sendo 2 fora de casa e 1 contra um time invicto há 22 jogos em seus domínios não parece ter sido um grande baque.

O jogo contra o Atlético-MG tem que servir como exemplo, pois o bom de um campeonato de pontos corridos é a aprendizagem. O time certamente aprendeu a jogar fora de casa, jogamos mal, com um time desfigurado e saímos com um empate do Belo Horizonte. Em outras oportunidades teríamos sido goleados na mesma situação.

Agora vamos nos voltar para o futuro, não digo ficar comprando faixa de campeão, nem cantando gritos otimistas, vamos pensar nessas 28 finais que restam, já conquistamos 7 títulos, vamos em busca do próximo.

Comparação com 2007:

Por incrível que pareça o Flamengo ano passado na 25ª rodada possuia o mesmo numero de vitórias que atualmente. Na época o time havia disputado 23 jogos (já que 2 estavam adiados) e após a derrota por 3x0 contra o Inter em Porto Alegre se manteve com 29 pontos (7 vitórias, 8 empates e 8 derrotas).

Destaque da semana: Marcinho

Ele foi sem dúvidas o destaque da semana, tanto positiva como negativamente. O atacante se envolveu com inúmeros casos policiais, alguns deles sem culpa mas mesmo assim não tem sido um bom exemplo como atleta.
Apesar dos problemas o atacante marcou gols nos últimos 2 jogos e agora é o artilheiro isolado do brasileirão com 7 gols. Resta saber se vai conseguir manter um bom desempenho mesmo depois de tantas vaciladas.

fonte: sempre-flamengo.blogspot.com