sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Filosofando

Na semana em que só se respira Flamengo, mesmo em outro país (o que torna meu fanatismo ainda mais complicado), vem gente discutir comigo que não devemos nos sentir mal por futebol. Ou seja, se ganhar pode comemorar, mas se perder temos que abstrair. Como se isso funcionasse com o Flamengo e comigo... quanta ingenuidade...

E afirmam que qualquer fanatismo faz mal. Pera lá! Sou contra o fanatismo que gera violência ou que afeta a vida de outras pessoas, mas acredito haver um fanatismo saudável, principalmente no futebol!

Você aprende a dar mais valor aos momentos de alegria após sofrer, caso contrário a alegria será apenas superficial e falsa... Acredito que uma paixão só é autêntica quando se sofre com a mesma intensidade que se comemora...

Ouvi a seguinte frase, que discordo TOTALMENTE: "Uma pessoa não pode deixar o resultado do jogo mudar o seu humor, chorar por futebol é besteira." Se as pessoas choram em filme (que é ficcção!) porque não podem se emocionar com um jogo??

A emoção (seja alegria ou tristeza) é uma ligação tão forte que comparo com o engajamento de uma revolução, ou o engajamento político. Se sentir um pedacinho de "algo muito maior" é maravilhoso!!

Fora que o futebol torna o Brasil mais igualitário. Vou explicar: não importa a raça, sexo, cor, religião ou classe social, na arquibancada você é apenas mais um, e igual a todos que estão lá, com o mesmo objetivo: comemorar gols e a vitória do seu time! Acho sensacional essa proximidade de pessoas tão diferentes que se não fosse por aquele momento do grito de "gol", talvez jamais tenham outra semelhança e nem teriam se cruzado na vida.

O que é constantemente tachado de "maluquice", eu considero uma forte demonstração de amor! Eu tenho orgulho do Flamengo como se ele fosse um membro da minha família. Então pense que se você estiver ofendendo meu clube, vou reagir como se fosse uma ofensa a minha família.. Só peço respeito porque ofensas gratuitas e sem fundamento realmente me tiram do sério!

Para quem se identifica: Parabéns por ser capaz de sentir o mesmo!

Para quem ainda me acha maluca: Uma pena... Espero que um dia você sinta isso, mesmo que não seja relacionado ao futebol.

Só um observação final: 35 MILHÕES DE PESSOAS NÃO PODEM ESTAR ERRADAS!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Após um ano de reclusão de blog, resolvi voltar (com ou sem leitores)... Afinal, serve de registro do que o Flamengo me faz sentir em cada momento. E em um momento como esse, em que eu não consigo pensar e nem viver mais nada a não ser FLAMENGO, resolvi voltar sem nenhum compromisso!

Sei que nao faz sentido eu escrever antes de domingo (última rodada do brasileiro).. mas é uma forma de controlar minha ansiedade.. Espero escrever sobre o título!! Mas não prometo nada, só espero viver até as 19 horas do domingo.. Depois disso não meço minhas ações...

Não sou hipócrita, não vou ficar falando que não quero que o Grêmio entregue... Acho que o Flamengo não precisa, mas se ajudarem será ótimo!!
E para quem pensa que já está ganho, que o time misto do grêmio é baba, acho que pode ser até pior, pois estarão muito mais motivados por ser a chance de aparecer contra o líder (que lindo usar essa palavra para se referir ao Meu Mengão!) e qualquer oferta de mala branca dos outros times terá muito mais efeito, já que recebem menos.

De qualquer forma, acredito mais do que nunca nesse título!! E no que depender de mim, Londres vai virar Rubro-Negra nessas duas últimas semanas que me restam..

Valeu Tromba!! Domingo você muito provavelmente erguerá seu 6o. título brasileiro! Todos Merecidíssimos, tirando, obviamente, o que ganhou pelo Vasco... Parabéns!

Mais tarde.. quem sabe...