sexta-feira, 30 de maio de 2008

Enchendo Lingüiça

Mendicância entre amigos

Meus caros amigos. Antes de mais nada, quero me desculpar pela mancada de não escrever nada decente na semana passada. Com esse monte de feriado, acabei me enrolando e me confundindo.

Mas vamos lá. Eu tinha várias pautas legais pra hoje: Mengão no alto da tabela do brasileirão, finais do basquete, o pênalti do Edmundo, os reservas do Fluminense...
Mas eu tô tão injuriado com a roubada em que vou me meter amanhã, que resolvi encher lingüiça desabafando.
Na verdade me meteram nessa roubada. Serei padrinho de casamento.
Encaro isso como um insulto, um desaforo. Coisa que não costumo levar pra casa. E com o convite já veio o paradeiro de onde se encontra a famigerada listinha de presentes. Eu jamais faria isso com um amigo meu de verdade.
E a extorsão não fica por aí. Na festa do casamento sempre tem um tio bêbado metido a engraçado querendo te empurrar um teco da gravata do noivo. Eu já quebro o clima mandando um "pois não. boa noite" com cara de poucos amigos. Recentemente, no casamento de um primo da minha esposa eu me irritei com o cara: "e daí? o que eu tenho a ver com isso? casou porque quis! é assim que ele já quer começar a vida de casado? pedindo esmolas? cada um com a sua bronca! Quero ver se eu colocar aí minha conta de telefone vencida, se alguém vai pagar."
Depois vem o chá-de-panela, o chá-de-bebê... Eu sempre fui contra tudo isso. Me preocupei em montar minha casa antes de arrumar uma noiva e não pus filhos no mundo esperando que alguém os sustente.

Mais uma: quer me ver indignado? É quando eu abro um e-mail de um amigo, copiado pra mais trezentas pessoas, convidando para o aniversário a ser realizado no "bar tal":

"VENHA COMEMORAR O MEU ANIVERSÁRIO
SEU NOME ESTÁ NA LISTA, ESTOU CONTANDO COM VOCÊ"

Grande armadilha esse "nome na lista". Não é boca-livre não malandro, tem que pagar! Quando recebo um e-mail desses, sequer respondo dando os parabéns.

Não suporto essa mendicância na cara-larga. E pra completar, tô duro pra assistir ao Fla x Flu no domingo. Se os amigos toparem fazer uma vaquinha pra eu comprar o ingresso, tá valendo. Afinal, quando se trata de Flamengo, o interesse é maior que o orgulho. Ou, como disse Cazuza: "as idéias não correspondem aos fatos".

Um grande abraço a todos!


Tatá vai hoje ao Maracanãzinho assistir ao primeiro jogo do Mengão nas finais do basquete. Ele garante que tem cinco merréis no bolso e não precisará de nenhuma ação entre amigos para angariar fundos.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dó, Ré, Mi, FLA

Novo Tempo

A grande notícia desta semana para a nação rubro-negra foi a de que o ex-lateral esquerdo e atual dirigente do Milan, Leonardo, comprou um título de sócio, dando indícios de que há três anos poderá se candidatar à presidência do Flamengo. Assim, finalmente o clube mais popular do país terá como administrador um profissional à sua altura. Alguém que entende dos bastidores do futebol nacional e, principalmente, do internacional.

As nossas expectativas em relação a isso aumentam quando vemos a serenidade que Leonardo demonstra quando fala de Flamengo e futebol como um todo. Dificilmente o veremos aliados com nomes que estão no clube há décadas e que transformaram o rubro-negro em uma montanha de dívidas (Kléber Leite, Márcio Braga e vários membros do Conselho Deliberativo).

Leonardo significa renovação, profissionalismo e futuro. Com ele no poder não veremos atitudes ridículas como o comportamento do Flamengo às vésperas do jogo mais importante do ano, com festinha de despedida regada a pagode de Arlindo Cruz. A seriedade e o comprometimento serão palavras que estarão presentes no dicionário rubro-negro.

o Flamengo precisa urgentemente se modernizar para um novo tempo e para uma nova era, para não ser mais eliminado precocemente de torneios como esta Libertadores, que é uma das mais fáceis dos últimos anos. Tão fácil que até um time de quinta categoria como Fluminense pode chegar à grande final.


Santista de nascimento e flamenguista de coração, Fábio Martins escreve diariamente no Cotidiano Ranzinza. Não quer saber de Copa do Brasil e nem de Libertadores. Prefere torcer pelo Lakers nas finais da NBA e pelo Mengão no Campeonato Brasileiro.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Um passo de cada vez

Como havia escrito na semana passada, aos poucos, nos recuperamos do trauma. E, para isso, nada como um bom início de Brasileiro. Se por um lado não vamos esquecer tão cedo a fatídica eliminação, por outro, a bola não para (literalmente). Somente as vitórias vão amenizar a nossa decepção.

Compreendo (mas nem sempre!) e até reconheço a importância das torcidas organizadas do Flamengo. Porém, acho extremamente equivocada a confecção daquela faixa com os dizeres “Brasileiro é obrigação”.

Infelizmente, para nós, o brasileirão é um torneio muito mais difícil de ser ganho do que a Libertadores. Essa carga extra de pressão não fará o time jogar mais! No máximo poderá fazer alguns jogadores sentirem-se ameaçados em alguns momentos. Vide o Jaílton no jogo passado.

O Flamengo sempre têm obrigação de conquistar os canecos que disputa. No entanto, não se pode jogar uma fila de 16 anos (muitos destes com times medíocres) em uma faixa e, muito menos, em cima do melhor elenco dos últimos tempos. Com uma pitada de sorte poderemos estar novamente na Libertadores em 2009. E deixando a coisa rolar, quem sabe ainda não beliscamos o Hexa...

Boa notícia!

Depois de uma longa jornada de trabalho, e uma dor pra lá de cretina que assola o meu joelho esquerdo e me impede de jogar bola, enfim, uma boa notícia! “Leonardo compra título para ser presidente”.

Já passou da hora... O nosso clube precisa e MERECE ficar em boas mãos! Alguém com visão empreendedora. Experiência como dirigente “profissional”. Tenho certeza que Marcio Braga, Kleber Leite e outros da mesma ninhada amam o Flamengo o tanto quanto nós. Aliás, reconheço que muitos destes já fizeram demais pelo clube, mas algumas atitudes ao longo destes anos são inadmissíveis! Amadorismo não combina com profissionalismo. Se realmente querem agir como torcedores, que façam como nós: Venham para arquibancada e juntem-se a maior nação do mundo!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Valeu pela vitória!!

Foi no sufoco! Mas vencemos!!

Para mim, os melhores em campo foram Diego Tardelli e Jônatas. E os piores... bom.. Jaílton (unanimidade) e o árbitro Evandro Rogério Roman. Não foi só porque o Flamengo ganhou o jogo que a arbitragem deve passar batida.

Não quero parecer botafoguense, mas só no primeiro tempo foram dois impedimentos mal marcados. E nos dois, o Tardelli ficaria sozinho na frente do gol...
Sem contar o "pênalti interpretativo" sofrido pelo Toró que alguns árbitros marcariam... Mas o Sr. Evandro definitivamente não quis ajudar.
Ele nem deixou fazer valer o golaço de bicicleta do Tardelli...

Tá! Eu sei que ele realmente estava MUITO impedido, mas um gol daqueles não merece ser anulado nunca!

Além disso, ele nos deu quatro cartões aleatórios. Um para o Juan por reclamação e, em seguida, para o Fábio Luciano, no mesmo lance, por reclamar do cartão aplicado.
Os outros dois amarelos, para o Cristian e para o Jônatas, foram em lances tão irrelevantes, que sinceramente nem me lembro...
De qualquer forma, o Flamengo tem agora o seu capitão, Fábio Luciano, pendurado já na quarta rodada da competição!

Mas... Apesar de tudo, valeu pela vitória, já que o Flamengo não jogou tudo isso. E da mesma forma que poderia ter feito o terceiro e liquidado a partida, também poderia ter sofrido o gol de empate.
Aliás, o Léo Moura salvando a pátria foi um dos lances mais incríveis que assisti!
No final, talvez tenhamos saído no lucro...

O importante é continuarmos no topo da tabela!!

E que venha o Fluzinho!!