sábado, 12 de abril de 2008

Faraó Rubro-Negro

Flamengo x Botafogo, Terceira batalha de 2008

Em 2007 tivemos cinco jogos entre as duas equipes, com 5 empates, mas no que importou, nos pênalties, deu Mengão.

Em 2008 ganhamos deles na final da taça Guanabara e perdemos quando podiamos, na taça Rio.

Neste domingo vamos enfrentar o Botafogo na semifinal da taça Rio para saber quem irá enfrentar o Fluminense, que eliminou o Vasco nos pênalties, depois de o garoto Pablo, estreiante da noite, perder a última cobrança de pênalti.

O Botafogo, na minha opinião, joga mais bonito, tem um esquema definido e muitas jogadas ensaiadas. Lúvio Flávio é um gigante no meio de campo e a dupla de volantes deles é muito boa.

O Flamengo tem sua força no conjunto, na confiança passada pelas defesas do Bruno, na zaga com Fábio Luciano e Angelim, e nas subidas dos laterais. E é nessas horas que o Flamengo mostra raça. Depois da viagem desgastante do Peru, o Flamengo só precisa se concentrar amanhã para não errar, porque clássico é decidido em detalhe.

Não sei com qual time iremos entrar em campo amanhã, só sei que o décimo segundo jogador está garantido, a torcida do Flamengo irá fazer uma festa histórica com 90 bandeiras e a provável presença do Ronaldo Fenômeno.

Tem tudo para ser um jogo histórico, Vamos Mengão, pra cima deles!!

Abraços e SRN

Dó, Ré, Mi, FLA

Loser

O choro do elenco do Botafogo já passou dos limites. Lágrimas de crocodilo. Atitude de perdedor. Por isso que este clube será ficar conhecido sempre como o time do 'quase' e do 'se'. Quase teve um dos melhores times da histíoria... Se não existisse o Santos de Pelé a história seria outra... Mas, o time alvinegro sofre daquele mal que Nélson Rodrigues reclamava no povo brasileiro: Síndrome de vira-lata.

Não é a toa que ele é conhecido como cachorro. Um cão sem dono para falar a verdade. Ainda hoje reclamam sem razão da final da Taça Guanabara quando, como sempre, perderam. Acho ótimo eles terem a melhor campanha da Taça Rio e o artilheiro da competição. Será um motivo a mais para comemorar a nova derrota deste timeco sem vergonha.

Amanhã, mesmo com o time cansado da viagem de volta e do baile dado contra o Cienciano, tenho certeza que o Flamengo mostrará um belo futebol e vencerá com méritos a equipe do Botafogo, que ficará mais uma vez no quase.

Quero ver desta vez qual será a reclamação do maconheiro sem vergonha do Renato Silva. Já espero rios de lágrimas de crocodilo e reclamações infundadas contra a arbitragem. A torcida rubro-negra também irá chorar, só que de felicidade. Fato que está ficando cada vez mais comum na Gávea.


Santista de nascimento e flamenguista de coração, Fábio Martins escreve diariamente no Cotidiano Ranzinza. Acha o Botafogo um clube patético, tão deprimente quanto o América-RJ e costuma gargalhar com o choro descabido deste timeco.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Enchendo Lingüiça

Aedes Aegypti

Excepcionalmente hoje não teremos a coluna do Tatá. Não, ele não foi picado pelo mosquito da dengue, mas está cuidando de uma tia que está sofrendo com essa doença. Ele continua usando meias para se proteger e se enchendo de repelente para não ser picado.


Por enquanto ele tá beleza. Até xingando ele está. Me mandou a merda só porque eu disse antes do jogo contra o Cienciano que um pontinho estava de bom tamanho. Pode uma coisa dessa? Mas tudo bem, a gente se acostuma com esse tipo de coisa.

Melhoras à sua ti, Tatá. Queremos crônica extra assim que ela se recuperar.

Abraços e Saudações Rubro-Negras.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dó, Ré, Mi, FLA

Resposta

A vitória do Flamengo sobre o Cienciano nesta quarta-feira, por 3 x 0, nos quase 3.400 metros de Cuzco (Peru), além de garantir a vaga antecipada para as oitavas de final da Libertadores, foi uma resposta à altura contra todos aqueles que tentaram ridicularizar a nobre atitude do Flamengo em não querer disputar jogos acima dos 2.800m do nível do mar, que é o limite indicado pela Fifa.

A resposta foi para a atitude desrespeitosa e arbitrária da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que ignorou a posição da Fifa e obrigou o Flamengo a colocar a saúde dos seus atletas em risco. Foi uma resposta ao elenco deste timeco chamado Cienciano, que não significam absolutamente nada na história do futebol e falaram mundos e fundos de um dos times mais populares do mundo. Resposta também aos que chamam o rubro-negro de "time de Maracanã."

Também foi uma resposta aos bolivianos e peruanos em geral, que se aproveitam deste fator extra-campo para levar vantagem e ganhar suas partidas exclusivamente por causa da altitude, já que suas equipes são medíocres. Resposta aos protestos infundados do povo peruano, às mentiras do governo dauqele país, que disseram que o Flamengo inventou uma morte de um jogador em Potosí.

O melhor de tudo é que a resposta foi dada em campo e na bola. Como manda o figurino. Se no primeiro tempo a atuação do time deixou um pouco a desejar, pois Kléberson estava recuado demais e os rubro-negros se poupavam e se preocupavam apenas em marcar o time adversário, no segundo tempo nós vimos o que é o Flamengo.

Sim, voltou aquele espírito da reta final do Brasileirão de 2007. O time jogando com vontade, raça, inteligência, qualidade e espírito coletivo. Após o primeiro gol, os rubro-negros souberam administrar o resultado. Tocaram a bola no campo adversário, envolvendo os peruanos e esperando o erro deles para dar o novo bote. E depois da expulsão do descontrolado Bazalar, tudo ficou mais fácil. 3 x 0 foi pouco. Mas pelo menos serviu para que essa gente agora pense duas vezes antes de falar mal do Flamengo.




Fábio Martins escreve diariamente no Cotidiano Ranzinza. Vibrou como nunca com a atuação de gala do Mengão e acredita que finalmente a equipe encontrou seu rumo para brigar pelo bicampeonato da Libertadores.

terça-feira, 8 de abril de 2008

O Vermelho e o Preto

Primeiramente, peço desculpas pela semana passada que eu não fiz a coluna, problemas de saúde.

Quarta feira o Flamengo vai ter que mostrar que é forte fora de casa, que não é um time só de Maracanã, e para isso vai ter que tentar a todo custo uma vitória na altitude.

Sei que não é fácil, principalmente pelas condições adversas, mas um time que quer ser campeão passar por cima de todos esses problemas, tentar enquanto o time tiver gás fazer o resultado e depois tocar a bola, matando o tempo. Difícil mas não impossível, ainda mais se tratando de Flamengo.

Não gosto da possível escalação com Jailton, Cristian, Ibson e Toró, um time que precisa vencer tem que ter uma escalação mais ofensiva, e com bons chutadores, tipo o Kleberson, na altitude a bola "vai mais rápida" pode ser uma vantagem pra gente. E mais uma vez o Souza vai ficar isolado a frente, vai acabar sendo queimado.

Agora é torcer para o Mengão e que São Judas Tadeu nos proteja.

Saudações Rubro Negras
Rafael Carioca


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Flamengo: o maior rival de todos

É impressionante como somos invejados!

Se alguém fizer a seguinte pergunta: "Qual é o seu maior rival?" a um Vascaíno, a um Botafoguense e/ou a um torcedor do Fluminense (reparem que não há uma palavra tipo "Fluminensense" para caracterizar quem torce para o Flu) sem dúvidas a resposta será: "Flamengo". É indíscutível que para qualquer um desses outros times aí de cima, o maior clássico do Rio será sempre "Flamengo x o seu time".

Mas há uma explicação! E bem simples... Eles fazem isso para tentar, de alguma forma, ficar lado a lado do Flamengo na escala de grandeza. Coitados.. Falta-lhes tanto!

Ontem só foi uma prova disso... O Vasco só conseguiu o empate pois não queria ser eliminado já na Semi-Final enfrentando o Flamengo e o amistoso até que foi bom ...

Amistoso que eu não poderia perder depois de tanto tempo sem ver aquela camisa rubro-negra em campo. A postura do time foi boa, apesar de ceder o empate após a saída do garoto Aírton (não deve ser tratado como ídolo ainda) . Mas o empate até que é justificável, para um jogo que como cansei de dizer não valia nada...

Quarta-feira o jogo é para valer...
Não sei porque o Flamengo já não está em Cuzco há muito tempo, já que os últimos jogos do carioca nada valiam e quarta também não teve jogo... Bastava botar os reservas contra o Madureira (eles conseguiriam empatar) e viajar já no dia 27 de Março para ir se aclimatando aos efeitos da altitude...

Bom... Mas não importam os problemas... Não podemos usar como desculpa uma recepção nada calorosa, a altitude ou o fato de o jogo ser fora de casa. O que importa é que basta uma vitória simples para se garantir para a próxima fase. E é em busca disso que o Flamengo tem que ir. E não acho nada impossível! Não para um time que pretende ser campeão da Libertadores!

SRN

domingo, 6 de abril de 2008

Faraó Rubro-Negro

É Flamengo x Vasco

Hoje teremos um jogo que eu acho que será morno. Sem muita emoção, mas mesmo assim continua sendo Flamengo x Vasco.

O Flamengo luta pelo primeiro lugar no grupo A para enfrentar o mesmo Vasco na semifinal semana que vem, já o Vasco não luta por nada, está classificado em segundo.

Hoje teremos a chance de ver o rendimento do Marcinho no meio, se é igual ou não de quando atua no ataque. E a volta do Tardelli no time titular.

Não sei se é bom jogar um clássico com três zagueiros pois isso não ajuda muito, mas vamos ver a equipe do Joel hoje como vai se postar.

independente do jogo de hoje, o pensamento está mesmo no jogo de quarta feira contra a altitude, esse é um assunto polemico, muitos são contra os jogos na altitude e alguns são a favor.

se realmente, for comprovado que jogar na altitude faz mal a saúde do atleta, deve ser proíbido e já, mas se não for comprovado, devemos respeitar as pessoas que moram nessas cidades e querem ver o seu time jogar.

Abraços e SRN.