sábado, 5 de abril de 2008

Dó, Ré, Mi, FLA

A Amizade

Neste final de semana não tem jogo do Flamengo (reservas contra o Vasquinho é um coletivo de luxo) então vou tomar a liberdade para mudar um pouco a a sugestão do Tatá e, ao invés de falar sobre a minha primeira ida à Fla-Sampa, comentarei sobre a 1.ª Feijoada da Fla-Sampa. Foi um evento inesquecível, em uma época onde nos preocupávamos apenas em preservar a amizade entre os rubro-negros que viviam em São Paulo.

O motivo da reunião sugerida pelo Vinicius (fundador e ex-presidente) é porque estava sendo disputada a Copa do Mundo da Alemanha (era 2006) e o pessoal estava com saudades de reunir a galera para falar sobre o Mengão.

O horário combinado era 13h no Bar Samba, na Vila Madalena, perto da casa do Rafael Carioca (folgado como sempre). Fui bem mais cedo porque queira dar um pulo no Stand Center (ô saudade...) para comprar o meu I-Pobre de 1 giga. Jubão passou na Paulista e me deu uma carona. Marcamos de encontrar o folgado carioca num boteco perto da casa dele para assistir o segundo tempo de Alemanha x Suécia. Foi um bom jogo, bem disputado e os alemães passaram pelos suecos por 2 x 0.

Fim de jogo, nos dirigimos para o bar. Vinícius e Paulinho Meu Querido já estavam no local para recepcionar a galera. Logo em seguida, chegou Tatá com seus dois maravilhosos filhos Igor e Otto (que estava dormindo no colo do pai). Este foi, aliás, o dia em que conheci o Tatá. Lembro muito bem dele pedindo uma cachaça para abrir o apetite e explicando para o Igor o desenho do prato da feijoada, o porquê da fatia de laranja e por aí vai...

Depois foi chegando o pessoal, todo mundo com o Manto Sagrado, e o samba de roda começou. O grupo chegou a torcar o hino do Flamengo umas três vezes. O clima era o melhor possível, com todo mundo confraternizando, cantando junto e rindo bastante. Para se ter uma idéia da animação, do nada me aparece uma japonesa (essa da foto) que era a aniversariante do dia, beijando a bandeira do Mengão, subindo na mesa e dançando com o povo... Fantástico.

O auge aconteceu durante a partida Argentina x México. Estava vendo o jogo ao lado do casal Alexandre e Edda e os mexicanos abriram o placar. Foi a única vez que o samba parou. Todo mundo comemorando o gol que os hermanos sofreram... Mas logo depois eles empataram e viraram na prorrogação... O samba voltou e a curtição também. Foi um dia inesquecível para a torcida, onde a amizade estava acima de tudo e era apenas aquilo que nos importava. Um dia e um pensamento que estão cada vez mais distante da Fla-Sampa de hoje.



Fábio Martins escreve diariamente no Cotidiano Ranzinza. Não gosta de feijoada, mas estará presente em todas as vezes que um membro antigo da Fla-Sampa realizar um evento como este

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Enchendo Lingüiça

Minha estréia na Fla-Sampa

Em 1993 eu me mudei para São Paulo. Até então, com 25 anos de idade, eu nunca havia pisado em território paulistano. A adaptação foi muito difícil, mas pior efeito foi, sem dúvida nenhuma, viver longe do Flamengo.

Não tínhamos internet. Por muito tempo acompanhei o Mengão apenas pelos gols da rodada. Por muitas vezes apareciam jogadores os quais eu não fazia a menor idéia de quem eram.

Foi muito ruim mesmo, certa vez, numa crise aguda de abstinência, me piquei pro Rio pra assistir a um Fla-Flu. Passei duas horas dentro do Maraca e doze dentro de ônibus.

Ainda com a internet engatinhando, as coisas melhoraram muito. Era possível acompanhar as notícias diárias do Mengão, mas ainda assim eu era um rubro-negro sozinho na terra da garoa. Deixei de ir a muitos jogos do Flamengo em São Paulo simplesmente por falta de companhia. Melhor dizendo, fui a três: Corinthians 1 x 0 Flamengo (primeiro jogo do Casagrande vestindo o Manto Sagrado, contra seu ex-time), Corinthians 0 x 3 Flamengo (aquele memorável gol do "elástico" do Romário) e Lusa 3 x 0 Flamengo (esse eu nem quero lembrar).

Em novembro de 2005, num Palmeiras x Flamengo, eu estava decidido a comparecer ao estádio. A situação não era nada animadora, Mengão na maldita zona de rebaixamento. Mas com o Orkut, definitivamente, as coisas melhoraram. Comecei a fuçar e procurando por "torcida do Flamengo em São Paulo", logo achei uma comunidade chamada Fla-Sampa. "Opa! deve ser por aqui!" me animei.

Bati na porta, pedi licença e logo fui aceito na comunidade. Lembro-me que fui muito bem recebido pelo Alexandre, foi ele quem me deu as dicas do encontro que a moçada já estava organizando para aquele jogo.

Cheguei depois do combinado e a galera já estava lá dentro. Achei que ia, mais uma vez, assistir ao jogo sozinho. Mas foi só no primeiro tempo. Como bom anfitrião, o Alexandre me reconheceu e me chamou pra junto da torcida. Tinha uma galera, mas me lembro bem do Anderson Negão e do Leandro Presidente.

Ganhamos pelo placar sofrido de 1x0, gol do gringo César Ramirez, após o goleirão Marcos quebrar o nosso galho. Belo frango!

A partir deste dia a Fla-Sampa mudou a minha vida e me trouxe grandes amigos.

Fica aqui o meu registro e um convite a todos os demais colunistas do blog: Como foi o seu primeiro dia na Fla-Sampa? Lembram qual foi o jogo?




Tatá odeia ter que usar meias pra se proteger do maldito mosquito da dengue.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Uma semana inteira sem jogos do Flamengo: Que saco!

Mas, como bem lembrou a Joanna, o ano irá começar "a vera". Chega de jogos contra times nanicos, pobres e inofensivos. Basta de partidas que levam do nada a lugar algum. O que está por vir, muito provavelmente, nos deixará com os nervos a flor da pele!

Vamos Mengão! Avante Mengão! O nosso time é forte!!!

Por exemplo, depois desse amistoso de luxo contra o time da colina, virá 09 de abril! Altitude aí vamos nós. Será um daqueles dias em que mal vou conseguir parar de pensar no jogo. Se concentrar no trabalho então... será quase impossível.

Aliás, está na hora da nossa diretoria parar com essa choradeira. Se o Nacional subiu o morro para enfrentar o Cienciano, porque  não podemos? 

A discussão é interessante, afinal, os laudos médicos estão a nosso favor. De fato, chega a ser insano praticar atividades esportivas em nivel de competição em determinadas altitudes, no entanto, isso deve ser acertado antes do início do campeonato. Agora nos resta fechar o bico e vencermos nas alturas.

Terceiro Uniforme

O que vocês acharam do nosso terceiro Manto?

Particularmente, achei muito bonita. Senti falta da cor preta nas costas da camisa, mas isso não tira a sua beleza.


segunda-feira, 31 de março de 2008

O FLAMENGO NO SEU DEVIDO LUGAR


FLAMENGO EM PRIMEIRO!!

Como sempre deveria ser em todos os campeonatos!!!!
Dá até para comemorar o empate sem gols contra o Madureira. Quem diria??


COMO AGUENTAR UMA SEMANA SEM FLAMENGO?

O próximo jogo só será no Domingo. Pelo menos acabaram os jogos que nada valem! Esse serve para escolher adversário... E os outros... nem preciso falar da importância dos outros jogos...

Mas não arrisco placar, mesmo sabendo que o Vasco perdeu para o Volta Redonda e que o time reserva do Flamengo é bem melhor que o Voltaço, ainda assim prefiro não dar um palpite.

Só uma coisa é fato: se der "Flamengo x Vasco" na semi ou na final fica difícil o Mengão não ganhar. Como diz o Galvão: "A FÍSICA NÃO PERMITE!!"

E quarta-feira não tem jogo, mas tem julgamento!

Mesmo se punirem Deus e o mundo, o Flamengo tem que ganhar a Taça Rio, assim evita jogar nas mesmas semanas da Libertadores...

Acho difícil o campeonato não ter finais, pois a FERJ não vai querer ficar sem a renda das partidas. Mas ainda assim, acredito no Flamengo!!!


MAIS UMA NOVELA INTERMINÁVEL

O caso do Ibson já tá enchendo.. Quando ele saiu em 2005 foi exatamente a MESMÍSSIMA HISTÓRIA!

Espero q ele esteja jogando mal ultimamente só para o Porto não o querer de volta... pq neste ano ele está devendo muito, mas ainda assim queria que ele continuasse e que desse um FIM nesse lenga-lenga...

Alfinetando um pouco o próximo adversário...


EUREKA MIRANDA, O PROFETA

Na derrota do Vasco para o Fluminense, o grande sábio Eurico Miranda disse: "Está escrito há dois mil anos que o Vasco não vai perder mais".

Não bastou um jogo!

O time da Colina conseguiu perder para o Volta Redonda, que já nem tinha chances de classificação e estava muito mais preocupado com o jogo de quarta-feira pela Copa do Brasil...

Eurico, GRANDE MESTRE, por favor diga que o Flamengo nunca será campeão da Libertadores em 2008!!! Mais de 30 milhões agradecem!

SRN!