sábado, 2 de fevereiro de 2008

Dó, Ré, Mi, FLA

Bandeira Branca

O Flamengo entra em campo neste sábado contra o América lutando para manter os 100% de aproveitamento que conquistou até agora no Campeonato Carioca. E tem motivos de sobra para acreditar que manterá este índice por ser infinitamente superior ao adversário, que até o momento não somou um mísero ponto na competição.

O torcedor deveria ir ao estádio já pensando na classificação antecipada para as finais da Taça Guanabara. Mas não. Ao invés disso, ele prefere se armar e pensar em destruir o Engenhão, pelo simples motivo dele ser administrado pelo Botafogo. Um pensamento medíocre e uma pobreza de espírito inadmissível.

O resultado desta tremenda boçalidade já começa a causar enormes prejuízos no já combalido cofre rubro-negro. O clube mandou imprimir 200 mil folhetos para conscientizar a nação e está implorando pelos meios de comunicação para torcida não fazer nada, pois qualquer atitude depreciativa contra o estádio refletirá contra o Flamengo.

Não dá para entender o que se passa na cabeça do torcedor que mesmo com o time com um retrospecto perfeito (o pior resultado é uma vitória de 1 x 0 contra o modesto Macaé) ele vá ao estádio pensando em destruir ao invés de comemorar a boa fase que o time vive. Há quanto tempo não temos um começo de ano tão bom quanto este de 2008? Com uma base sólida, reforços contratados com coerência e um elenco com reais condições de ganhar a Taça Libertadores? Portanto, vamos pensar na conseqüência dos nossos atos, por favor.

Um simples jogo contra o América passou a ser um jogo de redenção. Da torcida rubro-negra, dando uma lição naqueles que esperam o pior dos flamenguistas ao não danificar o Engenhão; do próprio time, que passou por certa dificuldade em sua última partida e tem tudo para dar um show logo mais e do estreante Diego Tardelli, que pode apagar sua fama de indisciplinado e formar uma ótima dupla de ataque ao lado do Souza.

O título desta coluna é Dó, Ré, Mi, FLA. E para ilustrá-la, o post semanal sempre levará o nome de uma música que tem a ver com a fase que o time vive no momento. Então, como hoje é sábado de carnaval, nada mais justo repetir aqui os versos imortalizados por Dalva de Oliveira. Portanto, “bandeira branca, eu peço paz”.

Fábio Martins é santista de nascimento e flamenguista de coração. Escreve diariamente (que mentira...) no Cotidiano Ranzinza e nutre uma paixão fulminante pelo clube mais popular do Brasil (do mundo né?). Irá expressar aqui as alegrias, frustrações e esperanças que o Mengão lhe proporciona todos os dias.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Enchendo Lingüiça

A transformação

Todas às segundas-feiras, quando chego pra trabalhar, Dona Rosângela já está de pé na calçada, pronta pra mais um dia de luta.
Trata-se da faxineira que semanalmente vem dar um trato na nossa casa.
Dona Rosângela, uma negona, manda muito bem no batente. Extremamente educada, quase não fala. Mas sempre termina as frases com "senhor". O que chega a ser um exagero.
- Seu João, posso limpar a sua sala, senhor?
O que mais me cativa na Dona Rosângela, é que além de negra, ela também é rubro! Percebi quando passei a observar a forma carinhosa com a qual ela limpa o São Judas Tadeu que fica sobre a minha mesa. Um dia resolvi puxar assunto:
- "A senhora é flamenguista?"
- "Sou sim, seu João. Eu adoro esse Flamengo, senhor". E continuou trabalhando cabisbaixa como de costume.
No final do ano passado, na semana do jogo que nos classificou para a Libertadores, Dona Rosângela entrou na minha sala com um cafezinho. Agradeci e emendei:
- "A senhora vai no jogo domingo"?
- "Não, seu João. Tenho muito medo, senhor"
- "Mas o Maracanã tá tranqüilo, é jogo de uma só torcida, tenho ido com a minha família"
Pronto! o espírito rubro-negro baixou e ela se transformou.

- AI, SEU JOÃO! NÃO POSSO NÃO SENHOR! OLHA COMO FICO NERVOSA, SEU JOÃO. EU NUNCA FUI AO MARACANÃ, O MEDO QUE TENHO É DE TER UM TROÇO LÁ DENTRO, SENHOR. E ESSE JOGO QUE NÃO CHEGA, SEU JOÃO. SE A GENTE NÃO FOR PRA LIBERTADORES VAI SER UMA DESGRAÇA, SENHOR!"

Nem de perto era a Dona Rosângela recatada e tímida! Muito menos a educadinha, pois gritava mais que um geraldino. Eu tava quase dando um ingresso pra ela, mas temi que tivesse um peripaque de alegria!
Já imaginaram quantas Dona Rosângela têm no meio da Nação?

.....................................................

Então tá marcado. Nos encontramos aqui toda sexta-feira pra falar do Mengão e encher um pouco de lingüiça com histórias de filhos, amigos, jogo de botão, música, cachaça, política, churrasco, diversão e por aí vai...

Saudações Rubro-Negras!

Um grande abraço do João Tatá.*


Carioca repatriado após uma temporada de 14 anos em São Paulo. Conheceu a Fla-Sampa quando procurava companhia pra assistir a um jogo do Mengão na capital paulista. Adorou o convite para escrever no blog, com a condição de criar a coluna "Enchendo Lingüiça", pra jogar conversa fora.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

EU SOU FUNDADOR DA FLA-SAMPA!

Isso mesmo, você viu direito. Leia de novo, pra marcar: EU SOU FUNDADOR DA FLA-SAMPA. E me orgulho disso.

Tá me achando metido? Pode achar, porque essa é a verdade.

Só 4 pessoas podem bater no peito e dizer tal coisa: Este que vos fala (?), Vinicius Schurgelies (nosso eterno Presidente), Luis Dau (nosso caixeiro viajante) e Leandro Ferracioli (o Lelê).

Desse quarteto destaco o Lelê. Sem ele nada disso teria acontecido. Ele criou uma comunidade no orkut que deu vazão ao sonho de muitos rubro-negros que vivem em São Paulo e em seus arredores. Poucos são os que não sonhavam em assistir aos jogos cercados por mantos sagrados, corações apaixonados e gritos de ÒH MEU MENGÃO!

E essa é a verdadeira e única intenção da FLA-SAMPA.

Nessa esteira, amizades verdadeiras foram criadas, namoros se iniciaram e terminaram, pessoas vieram e ficaram e outras só passaram. Mas todo mundo que por aqui esteve, mesmo que por um breve período, acrescentou e ajudou a fazer da FLA-SAMPA o que ela é hoje.


Eu sou FUNDADOR DA FLA-SAMPA e sabe qual a minha importância pra essa torcida? A mesma que a sua, que vai a todos os jogos, ou que vai apenas a alguns, ou que nunca foi mas está com vontade de ir, ou mesmo que nunca poderá nos encontrar pessoalmente, mas que acompanha nossa evolução pela internet.

E é isso o que eu tinha pra dizer essa semana.

Ah, nessa "coluna" semanal, pouco vou falar do futebol em si. Minhas postagens serão sobre temas variados, que envolvam a torcida. Ou não.

VEMO-NOS.

Pré - temporada de luxo

Todo ano é a mesma coisa. Mal começa o mês de janeiro e já bate aquela saudade de assistir aos jogos do Mengão. Durante dez, quinze, vinte dias repórteres pelo país afora se digladiam em busca de pautas interessantes e, na maior parte dos casos, os esforços são em vão. Veja o que o xodó Obina comeu nas férias? Quais são os planos de fulano para a temporada? Enfim, um tédio...

Diante desse cenário depressivo sou obrigado a recorrer a jogos antigos do Mengão enquanto a bola não volta a rolar (convenhamos assistir ao Campeonato Alemão já é caso de insanidade mental!). No entanto, quando começa o Estadual... que preguiça! Os pequenos cada vez menores, despreparados, tecnicamente sofríveis. Por acaso alguém se lembra do glorioso jogador do Cardoso Moreira que chutou o chão na partida diante o Flamengo? Como se não bastasse a bizarrice do lance por si só, o digníssimo arbitro da partida ainda marcou falta contra o Flamengo! É rir para não chorar. Vida que segue!

Ao menos o Flamengo tem feito a sua parte. Joga com determinação, sabendo que é muito superior ao adversário. Não costumo concordar com as opiniões do Natalino, mas de fato, o time oscila demais durante as partidas.
Ainda nos resta três jogos nessa “pré temporada de luxo” até o clássico contra o Fluminense e o início da Libertadores e, inegavelmente, estamos no caminho certo.

Atração a parte

Hoje o Flamengo enfrenta o Macaé. Além da quarta vitória consecutiva os rubro negros irão ao Maraca ansiosos pela estréia do Kleberson. Caso venha a recuperar o bom futebol de outrora pode ser fundamental em nosso meio de campo.

Bom senso

Esperar coerência ou bom senso por parte dos dirigentes de futebol é uma missão quase impossível, quiçá daqueles a frente da FERJ. Porém, daí a cobrar 30 reais em um ingresso de arquibancada para um jogo às 19h30 em plena quarta-feira já beira a demência!

Em tempo...

- Finalmente o Leo Moura foi convocado para a seleção! Se por um lado deixa a desejar na marcação, o cara tem sobrado no apoio e na disposição durante os jogos. Cá entre nós, sou mais ele jogando com a canhota do que o Maicon com a perna direita.

- Faz quase um ano que o meia Renato deixou a equipe e ainda não temos um novo cobrador de falta. Nossa “melhor opção” atende pelo nome de Leo Medeiros e jamais será titular dessa equipe. Então, porque não deixar o Bruno arriscar algumas cobranças? A hora é essa!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Vermelho e o Preto


Mesmo com a vitória por 5x1 por que a imprensa só se preocupou com a discussão de quem bateria o pênalti?

Por que a imprensa em geral só falou da discussão entre Ibson e Souza, mas poucos falaram do abraço dos dois após o quinto gol do Flamengo?


Será que o Jonatas funcionará na função de primeiro volante?
Aqui eu vou dar minha opinião, ele já fez essa função em 2005 e foi muito bem. O primeiro volante não precisa ser um cabeça de bagre, Jonatas é muito bom na roubada de bola, ele não precisa dar carrinhos para roubá-la, como diria Nilton Santos, a enciclopédia do futebol, jogar com o “bumbum” no chão é muito mais difícil, não exatamente com essas palavras.


Por que o Flamengo não aproveita lances de bola parada, principalmente escanteio?
Acredito que o Flamengo tem que bater os escanteios de forma fechada, já ficou comprovado que batendo de forma aberta fica mais fácil para a zaga adversária cortar.


E o Rogério Ceni continua falhando.

E a arbitragem continua uma merda, mesmo com um toque de profissionalismo.

Por que os clubes cariocas demoram tanto a regularizar jogadores contratados?

Santos, Vasco e Atlético Mineiro são os grandes mais fracos do país?
A luta por uma vaga na série B em 2009 será intensa.


Finalmente o Leo Moura foi convocado para a Seleção Brasileira, e o Ibson tem vaga nessa seleção de Josué, Elano, e Mineiro.

Pra finalizar vou deixar nas minhas colunas sempre um vídeo que marcou bastante a história do Flamengo, um gol especial, ou os melhores momentos de um jogo, ou uma declaração de amor ao clube, como esta do Mozer:



Saudações Rubro-Negras
Rafael Carioca

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Fala nação rubro-negra!

Nada melhor do que uma goleada, já profetizada aqui no blog, para escrever uma coluna sobre o Flamengo! 5x1 foi para o Joel mostrar que este time não está de "palhaçadinha"!!

O Flamengo do Natalino vem mostrando sua força no Maraca: nos últimos 20 jogos foram 16 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota (para o Fluminense). Sorte que todos os jogos do Carioca serão no Maracanã!!!

Os principais nomes do último jogo, como já está virando rotina, foram Léo Moura (com 1 gol e 2 assistências) e Ibson (com 2 gols).
Jonatas não apareceu tanto quanto antigamente, mas fez jus ao apelido de "Zijonatas" ou "Trivela Man do Agreste".

Injustiça do esporte bretão contarmos com apenas 11 jogadores titulares, sendo que, ao meu ver, o Fla tem no elenco pelo menos 15. Contando com o Kléberson, 16. Este último é bom que faça sua estréia no próximo jogo, senão logo logo vira master e vai jogar no Vasco.

E para não dizer que não falei das flores...

A quantas anda o super ataque do Flu?
Gastou milhões em atacantes e ainda tem que ver o Flamengo como melhor ataque da competição, jogando apenas com 1 atacante de ofício.
Aliás, ataque melhor do que o do Flu até o Duque de Caxias tem!!
E parece que o Fluminense vai precisar se reforçar na posição. Leandro Amaral, Dodô e Washington já não estão dando conta do recado e logo menos veremos a notícia de que o próximo nome a pintar nas Laranjeiras é o atual artilheiro do Carioca: MURIQUI, com 5 gols! Já pensou??

Agradeço à Fla-Sampa pela oportunidade que me foi cedida e espero corresponder à expectativa de todos.

SRN!!!! E até a próxima "vice"-feira!

Joanna

domingo, 27 de janeiro de 2008

Pontapé inicial

Caro flamenguista,

Amanhã, segunda-feira, este blog começará de verdade. Joanna Douat será a primeira colaboradora a escrever efetivamente neste novo lar rubro-negro. Esperamos que você aprecie e que participe de verdade aqui. Este é o seu ninho, este é o seu lugar, prezado urubu.

Lembre-se: Em breve disponibilizaremos novas ferramentas e abriremos espaço para que outros integrantes da Fla-Sampam participem diretamente desta iniciativa.

Que o Flamengo goleie logo mais para começarmos com o pé direito.

Saudações Rubro-Negras