sábado, 16 de fevereiro de 2008

Dó, Ré, Mi, FLA

Insensato Destino

Nesta semana dois fatos esportivos me marcaram bastante. E em ambos as contusões foram as vilãs. A primeira decretou o fim de carreira do maior tenista brasileiro de todos os tempos. A despedida de Guastavo Kuerten no Brasil Open foi emocionante e suas declarações condizentes com a de um verdadeiro ídolo, conforme escrevi no meu blog, o Cotidiano Ranzinza. A história de Guga merecia um desfecho melhor, mas o destino foi traiçoeiro e, infelizmente, o nosso ‘manezinho’ teve que abandonar o tênis precocemente.

O mesmo acontece com Ronaldo Nazário, que ainda não disse adeus, mas é nítido que o fim de sua carreira está próximo. Um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro, um verdadeiro Fenômeno que encantou o mundo e fez sucesso por onde passou teve que amargurar novamente outra lesão no joelho. Por ironia do destino, o atacante rubro-negro se machucou no estádio San Siro. O mesmo em que ele se contundiu gravemente, em 2000, quando jogava pela Inter.

As semelhanças entre Guga e Ronaldo (que – olha só outra coincidência – estão com 31 anos de idade) não param por aí. O tenista, nunca teve o seu talento reconhecido num país onde o seu esporte não é tradição. Teve sempre sua capacidade em dúvida, mesmo ganhando três vezes o Roland Garros e ficado no topo do ranking da ATP por 44 semanas.

O atacante, apesar de conquistar dois títulos mundiais pela Seleção Brasileira e ser eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo por duas vezes, além de ter sido artilheiro em praticamente todos os clubes por onde passou, sempre foi questionado pelo seu peso e sua conturbada vida amorosa.

Foi preciso que Kaká, atualmente detentor do posto de melhor jogador do mundo, fizesse uma declaração para que os méritos do Fenômeno fossem reconhecidos. “Ronaldo é o número 1. Na história do futebol brasileiro, depois de Pelé, vem Ronaldo”, afirmou o craque do Milan. Tudo bem que é um exagero, mas tem um fundo de verdade. Ele não está logo atrás do Rei do Futebol, mas com certeza é um ‘top five’.

Pensando em um nome de música que retratasse a agonia e o adeus desses dois gênios do esporte brasileiro, pensei em “The End”, do The Doors; “Prá Dizer Adeus”, dos Titãs e “Heroes”, de David Bowie. Mas acredito que os versos de Almir Guineto em “Insensato Destino” (Destino por que fazes assim? Tenha pena de mim, veja bem não mereço sofrer...) retratam o que deve estar passando na cabeça de Guga e Ronaldo que, se não tiveram o final de carreira que desejassem e merecessem, pelo menos serão tratados como ícones e lembrados para sempre como o melhor que o esporte pode produzir.

Fábio Martins é santista de nascimento e flamenguista de coração. Escreve diariamente (que mentira...) no Cotidiano Ranzinza e nutre uma paixão fulminante pelo clube mais popular do Brasil (do mundo né?). Irá expressar aqui as alegrias, frustrações e esperanças que o Mengão lhe proporciona todos os dias.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Enchendo Lingüiça

Aquele gol do Pet...

Meu melhor amigo é vascaíno!

E antes que vocês me digam "pô, Tatá! tu tá mal de amigo", quero lembrar que, em dezembro passado no Maracanã, naquela peladinha-festa que o Zico promove anualmente, estavam na "Seleção dos AMIGOS do Zico" Edmundo, Marcelinho Carioca e Renato Gaúcho. Tá mal de amigo, heim Galo...

Mas eu tô falando do Marquinhos. Irmão de longa data, parceiro de estrada e de banda. É padrinho do Otto, meu filho caçula. Nos conhecemos na faculdade e hoje tocamos o trampo aqui no Rio de Janeiro.

Naquela final do estadual de 2001, eu e o Marquinhos morávamos juntos em São Paulo e acordei naquele domingo com uma grande preocupação: o que fazer pra agüentar esse cara caso o Vasco seja campeão? Tentei sair pela tangente:

- E aí, Marquinhos? E pro jogo de hoje? Que tal promovermos o churrasco da vitória? A gente chama a galera, assa uma carninha enquanto rola o jogo.
- CHURRASCO DA VITÓRIA??? Tá confiante assim? com platéia e tudo mais? riu e ironizou.
- Confiante não, muito pelo contrário. Mas hoje sai um campeão. Acho até que será o Vasco. E aí? topas?
- Vamos... se você quer...

Televisão e churrasqueira lado-a-lado, COMEEEEEEEEEEEÇA O ESPETÁCULO!!!!
Eu tava muito nervoso. Aturar o Marquinhos não é mole. MENGÃO 1 X 0! comemorei moderadamente, pois o resultado ainda era deles. Quando o bacalhau empatou, o vascaíno abraçou e beijou a televisão. Eu desejei muito que ele se confundisse e fizesse o mesmo com a churrasqueira. MENGÃO 2 X 1! Não esbocei a menor reação, o que causou estranheza no meu cumpádi:

- Foi gol de vocês...
- Eu sei, não sou cego.
- Não vai comemorar?
- Comemorar o quê? o resultado ainda é de vocês.
- Hehehehehehe....

Finalzinho de jogo e eu comecei a tomar providências para enfrentar o pior. Enchi a cara de cachaça. Mas eu precisava perder com dignidade. Propus um aperto de mão:

- Parabéns, essa vocês levaram.
- Não, não! Parabéns é o escambáu! Ainda não acabou o jogo. Vai secar o cacete!.

Agora quem tava nervoso era ele, que não tirava os olhos da televisão e recolhia as mãos, recusando o cumprimento. Eu tava relax. Completamente bêbado.

- Vai, deixa de ser viado. Toca aqui. O Vasco mereceu. Venceu o melhor.
- Pára! Não vou te dar a mão. O jogo ainda não acabou. OLHA LÁ! FALTA PRA VOCÊS!

Eu nem tava mais aí pro jogo. Não vi a tal falta. Insisti no aperto de mão e me espantei quando vi o Marquinhos de boca aberta, absolutamente imóvel, afônico e apontando pra televisão. Pensei: "já era. acabou o jogo e o cara teve uma convulsão". Enquanto eu ainda insistia no aperto de mão (bêbado não desiste...), olhei de rabo-de-olho pra televisão e lembro apenas dessa imagem que aparece aí no alto. Dessa forma mesmo, congelada. O mundo parou, a carne queimou... ficamos ali, imóveis. Ele tentando acreditar e eu tentando entender. Foi preciso meu sogro quebrar o silêncio: "é, João... é isso mesmo que você tá vendo. Pode acreditar. Mengão campeão!"

Nesse dia eu tive a prova que eu também sou o melhor amigo do meu amigo, pois eu no lugar dele teria enfiado a minha cabeça na churrasqueira. Saí correndo pelo quintal, peguei os copos de todos que estavam participando do evento e despejei-os sobre meu querido vice! Num gesto de vingança, fui em direção à televisão. Abracei e beijei a testa do Zagallo. Depois arranquei minha camisa e tentei colocá-la no Marquinhos. O máximo que consegui foi "encapuzá-lo". Joguei-o no chão e abraçados, numa cena que beirava a baitolagem, rolamos pelo quintal aos meus berros "É NOSSO, PORRA!"

A ele, só restou me acompanhar na bebedeira. Depois disso, só lembro da ressaca do dia seguinte.

Domingo tem mais Flamengo x Vasco e eu já tô pensando num churrasquinho de varanda.

Saudações Rubro-Negras!

Um grande abraço do Tatá.

O "Enchendo Lingüiça" de hoje é dedicada ao Yan, meu sobrinho que vai nascer hoje à noite. Seja bem-vindo, rubro-negro!





No jogo-festa do Zico, Tatá realizou um grande sonho até então por ele inimaginável: comemorar com seus dois filhos um golaço do Galinho de Quintino. Odeia dirigir e faz da bicicleta seu principal meio de transporte.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

É LIBERTADORES, PORRA!!!!!

Quando o Fabão me convidou pra escrever semanalmente nesse blog, a primeira coisa que pensei era sobre o quê escreveria. Decidi que pouco falaria sobre o futebol em si. Bastidores e histórias ocorridas com a gente seria o assunto.

Mas hoje não dá. Vou ter que falar de futebol!

Quando escrevo estas más traçadas linhas, lá “em Coronel Bolognesi” já são transcorridos 30 minutos do segundo tempo. O placar continua 0 x 0.

Zebra?

De jeito nenhum. É LIBERTADORES, PORRA!!!!!!

É assim mesmo. Jogos difíceis em outros países onde boleiros de timecos desconhecidos comem a grama do estádio e dão tudo de si.

Por outro lado, esse empate é ótimo pra dar uma baixada de bola nos jogadores do FLA. Estavam com muita pose. Sabe alguma coisa do adversário? Não conheço. Nunca ouvi falar. Não sei como jogam. Quem tem que se preocupar são eles e não a gente. Aqui é Flamengo, e blá blá blá.

Além de ser um discurso ridículo, desrespeitoso e pouco profissional, nos dá a idéia que na Gávea não tem Internet. Ou que a equipe e a comissão técnica não estão muito concentradas na competição.

Nosso time é bom. Talvez o melhor depois de 1987, mas a galera tem que se concentrar mais e ter a consciência que até agora não ganharam nada. A arrancada final de 2007 foi espetacular. Mas não foi um título.

Falta humildade a esse time. Nossos títulos mais importantes foram conquistadas por equipes, em sua essência, esforçadas e humildes. De time metido a bonzão, só me lembro do “melhor ataque do mundo”, que fez toda a nação passar uma vergonha danada.

Agora são 43 do 2º tempo, o jogo continua 0 x 0. Quem sabe assim a moçada não baixa um pouco a bola né?

Ah, abraço ao Fabão, que arriscou um placar de 3 x 0 pro Mengão e um ao Lelê, que disse que a peleja terminaria 5 x 1 pra gente.

VEMO-NOS.

Em tempo: achei que ganharíamos por 1 gol de diferença

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Avante Mengão!

É galera, vai começar o nosso sofrimento! Já estava com saudades dessa adrenalina. Essa sensação única de que um jogo é mais importante do que o outro... estréia na Libertadores, semifinal contra o eterno vice. Avante Mengão!

Estou otimista para esse ano. Acho que podemos alcançar bons resultados. Acredito no potencial do time, mas não compartilho com a idéia de que o nosso grupo é uma baba, ou da certeza de que já estamos classificados.

No Maracanã temos a obrigação de fazer 9 pontos o que já seria um grande passo para chegarmos as oitavas. Porém, na minha humilde opinião, temos uma pedreira contra o Nacional, quando jogarmos lá no Uruguai e, teoricamente enfrentaremos dificuldades contra o Cienciano, na altitude. Portanto, acho de suma importância um bom resultado na partida de hoje, contra um time "kinder ovo".

Não nos custa um pouco de cautela, afinal, do ano passado ficou a lição: alguns minutos de cochilo fizeram o Defensor nos eliminar...

Aqueles que moram em Sampa até mais tarde em nosso reduto!

"PRA CIMA DELES MENGÃO"

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Vermelho e o Preto

Vai começar a temporada rubro-negra, quarta agora tem o primeiro jogo do Flamengo na temporada. Não, eu não fiquei maluco, pra mim a temporada começa contra o Coronel com molho. Campeonato carioca é legal, mas quero títulos de expressão. Quero a Libertadores, quero atravessar o Atlântico, quero terminar o ano no Japão, bem que já ouvi boatos que o título do mundial de 2008 pode ser disputado em janeiro de 2009, vai entender quem organiza esse torneio.

Mas vamos dar um passo de cada vez, hoje saiu a lista dos 25 que defenderão a Nação Rubro-Negra na competição sulamericana, os 25 são:

1- Bruno, 2- Léo Moura, 3- Fábio Luciano, 4- Ronaldo Angelim, 5- Jônatas, 6- Juan, 7- Ibson, 8- Gavilan, 9- Souza, 10- Renato Augusto, 11- Diego Tardelli, 13- Luizinho, 14- Jailton, 15- Kleberson, 16- Cristian, 17- Maxi, 18- Obina, 19- Léo Medeiros, 20- Diego, 21- Toró, 22- Marcinho, 23- Leonardo, 24- Marcelo Lomb,a 25- Thiago Salles, e 26- Egidio.

Legal ver que a camisa 12 ainda está reservada para seu melhor jogador, o craque que nunca abandona o Flamengo, vive o amor eterno. A torcida do Flamengo é o maior patrimônio do clube, é diferente de todas as torcidas do mundo, nós somos pai, filho, irmão e companheiro, cuidamos do clube, recebemos cuidados, temos o amor fraternal e a paixão. Time de futebol é o amor verdadeiro, para vida toda.

Vocês podem até estranhar, mas nessa lista tem um Leonardo, sim o zagueiro Leonardo, ex-Palmeiras e Goias, contratado de última hora para a vaga do lesionado Rodrigo, já que o xará Arroz não inspirava nenhuma confiança. Não gosto muito desse zagueiro, mas também não gostei da contratação do Tardelli e ele foi bem nos dois primeiros jogos.

Voltando a falar da competição, acredito que lutaremos pelo título, não vejo ninguém superior ao Flamengo, talvez igual, o São Paulo sempre é forte nessa competição, mas hoje não tem um time superior ao nosso, é só ver o final do ano passado e o começo desse ano, e o Boca que sabe jogar esse torneio e terá mais uma vez o Riquelme, e o Riquelme gosta de defender o Boca, lá ele arrebenta. Porém eles hoje tem uma zaga que não inspira confiança, e há muito tempo que não aparece um bom goleiro no time argentino.

Agora é torcer por uma vitória no primeiro jogo, nem acho necessário uma boa partida, ideal é vencer, começar com os três pontos, isso dá confiança.
Além do mais, acredito que as condições do campo não sejam as melhores, por isso a vitória por qualquer placar é bem vinda, vencer a primeira dificuldade dá confiança à qualquer clube e qualquer elenco, ainda mais o Flamengo, com confiança a torcida vai junto, e depois fica difícil segurar.

Acho que já falei bastante por hoje, vou finalizar meu texto com um vídeo com todos os gols do Flamengo na Libertadores de 81, quando vencemos a competição sulamericana. Boa sorte para todos nós quarta feira.




Saudações Rubro-Negras

Rafael Carioca

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DIA DOS BAMBIS

Dia 10 de Fevereiro deve ser "O dia dos Bambis". Ontem foi o dia perfeito para todos tricolores... Impressionante! Fluminense, São Paulo, Grêmio e até mesmo o Bahia, TODOS VENCERAM!

O jogo de ontem foi realmente atípico e dos que jogaram, para mim, só Kléberson e Maxi se salvaram. O "Antes Tardelli do que nunca" e o Obina também foram razoáveis... Já o resto...

O jogo serviu para o Flamengo perceber que, mesmo sendo FLAMENGO, também está sujeito a perder... e cá entre nós, não doeu nada perder esse jogo... se existe uma "hora para perder", essa hora era ontem.

Lamento apenas os 4 gols sofridos... Estávamos com a melhor defesa do campeonato e só no jogo contra o Flu, tomamos mais gols do que no resto de todo o primeiro turno (até ontem eram 3 gols sofridos). Além disso, pena também que não igualamos a nossa campanha no futebol à nossa campanha no basquete.. lá foram 7 jogos, 7 vitórias...

Mas passou... Agora tem mais é que se preocupar com o jogo de Quarta e de Domingo contra o eterno vice... Aliás, sacanagem colocarem dois jogos importantes tão perto... mas... não importa o cansaço, tem que ganhar!

E por favor, nada de me contratar Romário a R$200 mil mensais! No máximo organizem uma despedida para ele e o transformem em entrevistador na FlaTV, mas nada além disso! Estamos indo no caminho certo sem ele, diretoria não invente!!

Parabéns para o Faraó Rubro-Negro, pois o Egito foi mais uma vez campeão da África. Alguém pode me explicar por que o Egito sempre ganha a copa da África mas nunca se classifica para a Copa do Mundo??

Bom.. vou deixar um vídeo com glórias históricas para servir de inspiração para quarta e outro para domingo.

Recordar é viver:


Tradição em ser Vice:

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Faraó Rubro-Negro.

Fla x Flu é Fla x Flu

Hoje as 18:10 teremos o primeiro jogo difícil do ano. Mesmo já classificados em primeiro do grupo, é a chance de afirmar que essa equipe que está começando 2008 é muito melhor das que começaram os anos anteriores.

Muitos falam do clima amistoso do jogo, pois o Flamengo está classificado e o Fluminense está 99% classificado, mas o Papai Joel já falou que não vai ao maracanã as 18:10 para passear. Ele tem uma boa dor de cabeça, precisa experimentar o resto do elenco que não vem tendo chances de jogar, e nada como um Fla x Flu para saber quem realmente veio para ser titular.

Não interessa o fato de já estarmos classificados. É o primeiro clássico do ano e pode nos dar muita força para os dois próximos jogos importantíssimos (semifinal da taça guanabara e a tão esperada estréia na taça libertadores).

Analisando bem o time que deve jogar o clássico de hoje, acho que a zaga e a dupla de laterais não terão muitas chances na equipe titular. Mas do meio para frente a disputa promete ser forte. Com muitos jogadores de qualidade para os setores.

Vamos esperar e torcer para que o Mengão faça uma bela apresentação hoje.


Abraços e SRN