sexta-feira, 18 de abril de 2008

Enchendo Lingüiça


Espírito Esportivo (mas nem tanto)

Sou um torcedor da paz! Nunca levei à sério essas rivalidades de torcida. Rivalidade pra mim, é assistir ao jogo com o adversário ao lado, tomando uma gelada e sacaneando o coitado. Aí sim é legal. Esse é o verdadeiro espírito esportivo. E por isso mesmo, levo na boa quando o Mengão perde e o torcedor do time vencedor vem me alugar.

Esse camarada aí de cima é o Dario. Um cara muito gente fina. Trabalha na agência onde eu dava um trampo antes de me mudar para o Rio. Grande corinthiano.

Certa vez, naqueles idos tempos que não deixaram nem um pingo de saudade, quando o Mengão insistia em brigar pra não ser rebaixado, eu estava em casa assistindo a um Flamengo x Corinthians. Por mais que o Flamengo esteja na merda, eu sempre acho que vai ganhar. Então fiquei lá, naquela fé! Mas não durou muito e o Corinthians fez 1 x 0. Toca o telefone:

- Alô.
- Aeeeeeeeeeeeeeeee, cariocaaaaaaaaa... é Timããããooo!!!!
- Pois não, quem fala? (eu sabia que era ele, mas me fiz de bobo).
- É o Dario! hahahahahahah... Tá vendo o jogo?
- Tô.
- Aeeeeeeeeee!!! hahahahaha... cadê o Flamengo????

Levei na esportiva.

- É... tá certo... tenho que ouvir, né... fazer o quê...
- Falô, até mais!!!

E desligou.
Como assim "até mais?" será que ele tava achando que sairia um gol atrás do outro?
E saiu...

- Alô.
- HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... VAI SER CHOCOLATE!!!! E BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ...
- Tá bom, Dario... tá bom...

Aquele dia foi um inferno. Acho que o Corinthians meteu uns três. E o cara não só me ligava a cada gol, como também no intervalo e quando acabou a partida.

No dia seguinte, no trabalho, mais aluguel. E eu sempre naquelas: "beleza... parabéns... mereceram..."
E passou.

Na semana seguinte o Flamengo jogou com um desses times que só servem pra atrapalhar o campeonato. Um Figueirense ou Juventude desses aí. 1x0 pros caras e toca o telefone. Nem achei que era alguém pra me sacanear, não conheço nenhum torcedor desses times.

- Alô.
- HAHAHAHAHAHAHAH... FAAAAAAALA JOÃOZINHO!!!! TÁ VENDO O JOGO???

Cacete! era o Dario!!! Não acreditei que ele tava ligando pra me atazanar, mas não deu outra:

- Tô. Tô aqui vendo essa merda sim.
- HAHAHAHAHAHA... CADÊ O...

Interrompi na hora:

- Porra! vai tomar no seu cu! vai encher o saco de outro! vai à merda! VAI TORCER PRO TEU TIME, CARALHO!
- Calma, Joãozinho! logo você que leva na esportiva...
- Levo na esportiva mas não sou idiota nem saco de pancada. Tu é Figueirense (ou Juventude)? Então vai perturbar a puta que te pariu!

E desliguei.

No último Flamengo x Corinthians, eu já morando no Rio, quando o Finazzi fez 1x0 eu nem me importei. Veio o empate. E quando o Mengão virou eu liguei para o Dario, é claro! Eu tava lá, nem vi se ele falou alguma coisa. Mas deixei o celular pra cima e o coro de uma multidão gritando: "ÃO ÃO ÃO. SEGUNDA DIVISÃO!"

No dia seguinte, mandei um email pra ela somente com a frase. "é assim que se torce".

P.S. Meninas que me desculpem pelo palavreado.




Em virtude da agenda de trabalho, Tatá não vai sequer acompanhar pelo rádio os jogos restantes do campeonato carioca. Assistiu ao filme Ratatoullie como quem assiste a um filme de terror.

terça-feira, 15 de abril de 2008

O Vermelho e o Preto

O Flamengo das laterais.

Não falo apenas do Flamengo de hoje, mas a força do Flamengo quando conta com uma grande dupla de laterais. Foi assim com Leandro e Júnior, Jorginho e Leonardo, e agora com Leo Moura e Juan. Por que será que o time do Flamengo se dá tão bem quando joga pelas laterais, por que o time se faz tão forte?

Acho que a explicação é simples, hoje com jogos travados no meio campo é mais fácil criar jogadas pelas laterais, e mais que isso no Maracanã um campo grande os laterais tem muito mais espaço para trabalhar, o tamanho do campo dificulta a marcação. O Flamengo dos laterais sempre foi um Flamengo vitorioso.

Basta ver que essa dupla de laterais já tem uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca, não duvido nada que teremos mais títulos com a participação dos dois.

Falando individualmente, Leo Moura foi um cara que deu a volta por cima, foi mal em diversos times grandes, mal no São Paulo, Palmeiras, Vasco, e ainda sofre certo preconceito por essas passagens, mas por muitos já é reconhecido o melhor lateral direito do Brasil, foi até para seleção Brasileira e foi titular.

Juan foi muito jovem para a Inglaterra, jogar no time B do Arsenal, voltou para o Fluminense, foi bem e depois parou no Flamengo, após um ano meio irregular em 2006, ele tem sido o grande lateral do Flamengo desde o Leonardo, pelo menos em importância. Impressiona a quantidade de gols que ele cria, ano passado foi o Rei das Assistências, esse ano já é o líder em assistências mais uma vez.


Espero que esse ano eles possam trazer títulos mais importantes. Leo Moura e Juan são importantíssimos aos nosso esquema.

Vídeo da semana, serão vídeos da semana. Homenagens a nossos dois laterais.

Saudações Rubro-Negras
Rafael Carioca




segunda-feira, 14 de abril de 2008

Os vários Flamengos de 2008

Por mais que a escalação se repita, cada jogo o Flamengo entra com um time diferente.. Impressionante!

Não entendo como o Ibson pode ser tão irregular... Mesmo em 2004, quando ganhamos o Carioca, ele era um dos ídolos da torcida, mas no mesmo ano não jogou nada contra o Santo André (desculpem por relembrar deste dia). Neste ano então a irregularidade foi marcante.. Jogou muito bem contra o Cienciano (no segundo tempo), mas em outros jogos, e inclusive hoje, até o Léo Medeiros em sua pior fase seria melhor do que o Ibson.

Não quero justificar a derrota de ontem, até porque 3 a 0 é algo humilhante. Mas... pense bem! Não é o final do mundo para o Flamengo, já estamos na final do carioca (que sinceramente não é a minha maior preocupação) e classificados para a próxima fase na Libertadores.

Sei que o jogo de quarta cansou muito o time, por ser na altitude e por ter demorado mais de 17 horas para voltar para o Rio (aliás que péssimo agendamento de vôos!).

Mas não estou surpresa... Até parece que ninguém já não sabia que o jogo seria roubado e que o time do Flamego estaria desmotivado por já estar na final, o próprio
Joel esperava "forças estranhas"... Aliás, todos queriam que houvesse uma final do Campeonto Carioca e porque não dizer o próprio clube do Flamengo, que também precisa do dinheiro da renda das finais...

Deixando de lado os jogos de Domingo e de Quarta (que aliás foi sensacional), vou falar sobre outras coisitas...

Algumas perguntas que sempre ouço:

1 ) Como assim? Sua mãe é de Portugal e torce para o Flamengo aqui no Brasil?? Ela deveria ser vascaína! Tá mais para um portuguesa "paraguaia"...

2 ) Se sua família toda por parte de pai é de Florianópolis (detalhe que são de Joinville) porque todos torcem para o Flamego??

3) Mas se você nasceu nos Estados Unidos, sua mãe é portuguesa, seu pai de Santa Catarina, seu irmão é paulista e você sempre morou em São Paulo, porque você é flamenguista??

Pelo menos, no meio dessa confusão genética, uma coisa prevaleceu: O FLAMENGO! Tenho o maior orgulo de me sentir uma partezinha (bem pequena mas essencial) do Clube de Regatas do Flamengo. Afinal, se não fosse por cada torcedor, o Flamengo, no meio de tantas falcatruas e sujeiras, jamais seria esse clube tão amado!

Outra pergunta, que era bem freqüente durante a má fase do Flamengo e a constante luta para não cair, era "como você tem tanto orgulho de ser flamenguista mesmo quando o time está um lixo?"

E eu sempre dava a mesma resposta: "Não faço parte do time do Flamengo, não posso ajudar com futebol, mas sou parte da torcida que é simplesmente a MAIOR E MELHOR DO MUNDO!!!"

Parabéns para todos que fazem parte dessa torcida maravilhosa e consequentemente parte da história e tradição do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO!!!

Agora é minha vez de fazer uma pergunta: Que outra torcida cujo esporte principal do clube é o Futebol lotaria um ginásio de Basquete??