sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Filosofando

Na semana em que só se respira Flamengo, mesmo em outro país (o que torna meu fanatismo ainda mais complicado), vem gente discutir comigo que não devemos nos sentir mal por futebol. Ou seja, se ganhar pode comemorar, mas se perder temos que abstrair. Como se isso funcionasse com o Flamengo e comigo... quanta ingenuidade...

E afirmam que qualquer fanatismo faz mal. Pera lá! Sou contra o fanatismo que gera violência ou que afeta a vida de outras pessoas, mas acredito haver um fanatismo saudável, principalmente no futebol!

Você aprende a dar mais valor aos momentos de alegria após sofrer, caso contrário a alegria será apenas superficial e falsa... Acredito que uma paixão só é autêntica quando se sofre com a mesma intensidade que se comemora...

Ouvi a seguinte frase, que discordo TOTALMENTE: "Uma pessoa não pode deixar o resultado do jogo mudar o seu humor, chorar por futebol é besteira." Se as pessoas choram em filme (que é ficcção!) porque não podem se emocionar com um jogo??

A emoção (seja alegria ou tristeza) é uma ligação tão forte que comparo com o engajamento de uma revolução, ou o engajamento político. Se sentir um pedacinho de "algo muito maior" é maravilhoso!!

Fora que o futebol torna o Brasil mais igualitário. Vou explicar: não importa a raça, sexo, cor, religião ou classe social, na arquibancada você é apenas mais um, e igual a todos que estão lá, com o mesmo objetivo: comemorar gols e a vitória do seu time! Acho sensacional essa proximidade de pessoas tão diferentes que se não fosse por aquele momento do grito de "gol", talvez jamais tenham outra semelhança e nem teriam se cruzado na vida.

O que é constantemente tachado de "maluquice", eu considero uma forte demonstração de amor! Eu tenho orgulho do Flamengo como se ele fosse um membro da minha família. Então pense que se você estiver ofendendo meu clube, vou reagir como se fosse uma ofensa a minha família.. Só peço respeito porque ofensas gratuitas e sem fundamento realmente me tiram do sério!

Para quem se identifica: Parabéns por ser capaz de sentir o mesmo!

Para quem ainda me acha maluca: Uma pena... Espero que um dia você sinta isso, mesmo que não seja relacionado ao futebol.

Só um observação final: 35 MILHÕES DE PESSOAS NÃO PODEM ESTAR ERRADAS!

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Joanna. Não posso deixar de comentar que meus sentimentos são muito parecidos. É realmente amor, um fanatismo do bem que nos leva a considerar o Flamengo como se fosse um de nossos familiares mais queridos. Sinto por quem não consegue ter este sentimento altruísta, de tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo.
E quanto ao fim de domingo, pode ser o melhor dia dos últimos 15 anos, como pode ser também o pior. Esta gangorra de sentimentos que me fascina e que me mantém preso ao futebol, especificamente ao Flamengo.

Felipe Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Rosa disse...

acessem: http://bloggrandesjogadas.blogspot.com

Unknown disse...

parabéns Joanna !!

Unknown disse...

Olá Joana. Eu também já tentei entender e até explicar o amor que sinto pelo flamengo. Mas quem disse que essas coisas se explicam? Flamengo é vida, flamengo é paixão, é sinônimo de alegria e emoção compartilhada entre 30 milhões de brasileiros.

Ubirajara Castro
Analista Sistemas SP