segunda-feira, 24 de março de 2008

O Vermelho e o Preto

Saindo um pouco do costumeiro, eu pedi para alguns amigos cariocas falarem o que eles acham da Fla-Sampa, qual a visão daquele que está de longe com a nossa torcida. Desde já agradeço aos amigos Thiago Barros e Rodrigo Pessoa.

Por Thiago Barros

"No Rio de Janeiro, há um certo preconceito contra os paulistas. Dizem que eles vão à praia no Rio Tietê, ou então na banheira do Gugu. Fez-se até piada em filme dizendo que nenhum paulista pode ser legal pra caramba. Mas os rubro-negros que conhecem a Fla-Sampa sabem que isso não basta de um bairrismo bobo. Apesar de nascido no Rio, o Flamengo encontra muitos torcedores fiéis em terras paulistas. E isso é de orgulhar qualquer carioca flamenguista.É de se aplaudir a iniciativa da Fla Sampa. Torcedores, de fato, organizados. Com campanhas de conscientização, de doação de sangue, e que se reunem para apoiar o Flamengo, seja pela tv ou nos estádios, não só em São Paulo, como em todo o Brasil. É bonito de ver em um estado com tanta rixa com o Rio de Janeiro e com quatro grandes clubes para se torcer, existirem torcedores tão apaixonados pelo nosso Rubro-Negro da Gávea. "

Com a palavra, Rodrigo Pessoa.

"Eu conheci a Fla-Sampa através de um amigo e pela internet há poucos anos. Pelo que eu percebi, conseguiram algo que é difícil onde eles moram. Pelo fato de morarem numa cidade em que tendem a fazer com que pessoas que torçam por times de outros estados sejam deixadas de lado eles fizeram algo muito interessante e importante, pois mostraram para todos que o amor pelo Flamengo é maior do que qualquer tipo de "lavagem cerebral" e preconceito feito pela mídia e população paulistas. Eu moro no Rio e sei que torcer e morar na cidade em que vivo é algo mais fácil, pois tenho acesso a todo o tipo de informação, material, entre outras coisas. Pessoas de outros estados, como vocês da Fla-Sampa têm que se desdobrarem para conseguirem assistir um jogo ou até mesmo comprar materiais oficiais do Flamengo.Como um Flamenguista que ficou quase um mês fora Rio eu percebi o quanto é difícil amar um clube, morando longe da do estado em que ele tem a sua sede, tendo que ligar para amigos para se ter informações dos jogos do Flamengo.Parabéns pela iniciativa, pois encontraram algo que tem em comum, fizeram uma torcida de paz que coloca acima de tudo seu amor pelo Flamengo."

Sei que são apenas dois comentários, mas é um pouco para perceber a importância da Fla-Sampa no universo rubro-negro, poderia pegar dezenas de comentários, mas acho que esses dois simplicam, como se fosse possível, o sentimento rubro-negro espalhado pelo Brasil.


Abaixo um dos vídeos da Fla-Sampa, editado, idealizado, e tudo mais pelo Guilherme Nunes.

Saudações Rubro-Negras

Rafael Carioca

2 comentários:

Joanna disse...

Muito bom!!

Acho que com todas as dificuldades fica ainda mais gostoso torcer!

E a gente valoriza mais cada flamenguista que encontra na cidade!!

João Tatá disse...

A Fla-Sampa é do cacete! Nos próximos "Enchendo..." pretendo contar como a conheci!