terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Vermelho e o Preto

Passado quase dois dias da decisão da Taça Guanabara, por mais que motivos para escrever uma coluna alegre não falte, eu vou contar a primeira vez que chorei por causa do Flamengo.

Final do carioca de 1989, eu tinha 9 anos, o Flamengo tinha um belo time, com jogadores do nível de Jorginho, Aldair, Leonardo, Zico, Bebeto e Zinho, preciso citar mais jogadores? Então o jogo se arrastava num 0x0, com boas chances para os dois times, quando após um cruzamente desprentecioso Maurício empurrou a bola pra rede, não só a bola, ele empurrou o Leonardo também que o marcava, gol irregular porém regularizado pela árbitro, o que tirou o Botafogo de uma longa fila, não sei bem quantos anos, acho que 21.

Era uma criança, e sempre fui completamente apaixonado pelo Flamengo, nasci rubro-negro, vi a final do mundial com um ano de idade no colo do meu pai, mijnha primeira lembrança futebolística foi o Sócrates vestindo a camisa do Flamengo, isso em 1986, num Fla-Flu. Meu primeiro jogo em estádio foi em 1989, um Corinthians e Flamengo no Pacaembú pela Copa do Brasil, perdemos de 4x2, mas como vencemos o primeiro jogo por 2x0 classificamos pelo critério do gol marcado fora. Gols de Zico e Junior, os primeiros gols que vi no estádio foram dos meus dois maiores ídolos.

Voltando ao jogo que me fez chorar, pela primeira vez eu senti um vazio, como era ruim perder uma final, um ano antes perdemos para o Vasco com gol de Cocada, mas na época nem marcou tanto, mesmo o Vasco sendo o maior rival. Interessante que sempre que um time faz um gol "estranho" no Flamengo em alguma decisão, ele cai em certa desgraça com o Flamengo depois. O Vasco desde 1988 não vence uma final do Flamengo, o Botafogo não vence uma final contra o Flamengo desde 1989, e pelo jeito se o Fluminense não se cuidar não vai vencer também, tem rubro negro que até hoje não engoliu aquele gol de barriga do Renato Gaúcho.

Agora o Flamengo tem que se focar na Liberdades, vencer todos os jogos em casa, importante é se classificar, nem acho tão importante se classificar bem, já que o time que quer ser campeão não pode escolher adversários.

Hoje na minha coluna vou falar de um personagem do Flamengo atual, o nome dele é Fabio Luciano, que zagueiro, um líder nato, impressionante a importância dele nesse time atual, é perceptível a segurança que ele passa a todos os jogadores, melhor zagueiro que temos desde o Juan, pra mim já botou o Gamarra no bolso, porque no Flamengo Gamarra não foi Gamarra. Não lembro de uma partida ruim do Fábio Luciano, nem quando ele foi expulso contra o América ele foi mal, é um cara que vestiu a camisa do Flamengo, acho que ele merece uma música da torcida, e logo mais vai virar bandeira. Pra mim o grande jogador do Flamengo.

Pra finalizar, normalmente eu colocou vídeos com momentos vitoriosos do Flamengo, mas desta vez vou colocar esse vídeo do dia que o Flamengo me fez chorar, sendo mais específico, o gol que me fez chorar.

Saudações rubro-negras
Rafael Carioca


2 comentários:

João Tatá disse...

Atualmente, o Fábio Luciano é o meu maior ídolo.

O Manto caiu-lhe muito bem!

Fábio Martins disse...

Engraçado que o Botafogo ignora esse gol marcado pelo Maurício quando ele empurrou o Rogério, Capitão Furacão.

Engraçado também eles esquecerem que ganharam um brasileiro roubando o Santos numa final e ganharam uma Taça Guanabara garfando o poderoso América.

A atitude do Bebeto é tão medíocre quanto o clube que ele dirige. Coisa de bebê chorão.

Sobre o Fábio Luciano, concordo. Esse honra a camisa que veste e justifica aquela faixa de capitão que usa no braço. Um zagueiro raro no futebol brasileiro de hoje...

Finalizando, o time está seguindo o mesmo caminho que a bicharada fez nos últimos anos. Arrumando a sua zaga, fortalecendo o meio-campo e e ajustando com um ataque competente.

O time só precisa estar FOCADO para conquistar o bi da Libertadores.

SRN