sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Enchendo Lingüiça

Brincadeira de criança

Fevereiro de 2007, sábado ensolarado em São Paulo. Flamengo e Madureira se enfrentaram em pleno Carnaval. Como não sou chegado à folia de Momo, resolvi dar uma chegada na Fla-Sampa com meus dois filhos.
Talvez tenha sido o menor público no Villa Bela, desde que a nossa turma se instalou por lá. Umas vinte pessoas no máximo.
O Mengão tomou uma chinelada histórica do Madureira por 4x1, mas nem doeu. Devolvemos o mesmo placar com direito ao caneco da Taça Guanabara.

Levei a mesinha de botão das crianças, para que eles me deixassem assistir a peleja em paz.
Como o jogo pela televisão tava muito ruim, resolvi jogar botão com os moleques. Desde a minha infância até hoje, sou apaixonado por jogo de botão. Fico horas jogando com meus filhos. Costumo dizer que é o Playstation lá de casa.

Mas o jogo tava muito ruim. Só dava Madureira. Meu grande amigo Edmar se aproximou da mesa e lançou o desafio:
- A de fora é minha.
- Só se for agora! respondi.
E assim como o Flamengo naquela tarde, as crianças não viram mais a cor da bolinha. Gentilmente ofereci os botões do Mengão e fiquei com o time do Galo mineiro.
- Vamos reeditar os anos 80! Combinamos.

Foi difícil ganhar do Edmar. O cara me deu um trabalho danado. O Mozer tava endiabrado, não errava um chute de longe. Mas a dupla Reinaldo e Éder deu conta do serviço.

Nossa partida tava equilibradíssima e tensa. Tinha mais gente olhando para a nossa partida do que prestando atenção na televisão. As crianças, coitadas... Nem lembro onde foram parar.

- Prepara, Mozer vai chutar.
- Tô preparado.
- GOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLL !!!!!!!!
- Olha aí o Palhinha, lança Éder no ataque, vai arriscar sem ângulo. Prepara.
- Pode chutar.
- GOLAÇOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

Final: Galo 16x15 Urubu. Naquele dia, nada deu certo para o Flamengo. Nem no botão. Mas pra mim foi ótimo. Foi ali que comecei a me tornar um grande amigo do Edmar. Mais uma amizade entre tantas outras que fiz na Fla-Sampa.

E aí, parceiro?! Quando vai querer a revanche?

Saudações Rubro-Negras!

Um grande abraço do Tatá.

Mesmo que seja pelo rádio, Tatá sempre acompanha os jogos do Flamengo vestido com o Manto Sagrado. Adora se exibir vestindo uma camisa que ganhou do Zico, quando foi gandula na infância. Ama macarrão com salsicha.

3 comentários:

Fábio Martins disse...

Tatá,

Quero ver se tu é bom mesmo. Na minha época (faz teeeeeeeempo) eu jogava com bolinha de feltro.

Vamos apostar um prato de macarrão contra a camisa do Zico??? hehehehehe

Rafael Lima Simões disse...

Os botões do Hanz ficavam de castigo quando ele perdia partidas, ele era um técnico no estilo Sebastião Lazaroni, chato, autoritário, ele nunca percebeu que só perdia por conta dele.

Voltando a postagem, ganho de qualquer um.

Valeu Tatá.

Anônimo disse...

Huhauahau

MUITO BOM TATÁ!

Pô, lembro-me como se fosse hoje, realmente ó jogo na tv tava uma tristesa, então resolvi desafiá-lo e foi um partidaço!

Tá certo que prefiro botão e mesa oficial, trave com redinha e bolinha de feltro, mas aquele "estrelão" tamanho vila belmiro me fez lembrar os tempos de criança, onde eu e meus amigos criávamos campeonatos de botão, onde a taça era feita de tampinha de Caninha 51 (huahuahua), colada com super bonder e revestida com papel dourado de bala de amendoim (quantas idas ao dentista!)... as medalhas eram feitas tb com o mesmo papel (tinha o dourado e o prateado), forrando tampinhas de garrafas milimetricamente amassadas com martelo e furadas com prego, onde era cuidadosamente encaixado o fio de nylon, para depois no final do campeonato, serem entregues aos campeões e vice dos vários torneios disputados.

Tá certo que muitos acabavam em brigas, expulsões da casa onde estava acontecendo o "embate", mas era muito bom, tempinho "bão" que não volta mais, porém, algumas vezes é possível revivê-lo, como foi nesse dia com o grande amigo Tatá (esse cara é um figuraço!).

Uma pena que naquele dia o Fla (como ele mesmo disse), perdeu em campo e no botão, mas assim como veio o troco na final da Taça Guanabara, assim também virá o troco no campo de botão! rsr

De tanto pavor da revanche, meu amigo João Tatá até voltou ao Rio, mas deixe estar que em breve nos reencontraremos p/ a revanche e a nêga, afinal, o Flamengo de 80 precisa colocar os devidos pingos nos "is" e mostrar quem é que manda de verdade, seja numa próxima visita dele à FLA Sampa, seja em alguma ida minha à Cidade Maravilhosa (QUERO VER APOSTAR O MANTO DO ZICO! hehehe)

Abs e SRN

Edmar Soares
Desenhista, Flamenguista e Jogador de Botão nas horas vagas