terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O Vermelho e o Preto

Terça feira de carnaval, a cidade de São Paulo deve receber de volta seus filhos, normalmente é um cidade meio fria com relação ao carnaval. Em boa parte das cidades temos blocos de rua por todas os lugares, temos desfiles de pequeno e grande porte, mas a cidade de São Paulo se define ao desfile de sexta e sábado e os bailes a noite. Talvez seja muito pouco, mas é uma característica própria.

Fazia muito tempo que não passava o carnaval em São Paulo e agora estou por aqui trabalhando um pouquinho, e botando algumas coisas em ordem. Mas isso deixa pra lá.

Pra mim o carnaval, desfile de uma escola de samba, é a melhor aula de história que existe. Você tem uma aula sobre determinado assunto, com música, com cor, com melodia, com ritmo, e com pouca roupa, desculpa a sinceridade ... rs Essa mistura faz a história ficar interessante, acho que seria um bom exemplo para nossos professores, motiva os alunos, faz ele interagir, não digo colocar a Globeleza pra dar uma aula, mas saber utilizar desses diversos artifícios de entretenimento, prender o aluno positivamente.

Pra falar a verdade, isso que eu falei nem é minha praia, mas é que desde pequeno sou fascinado por escolas de samba, assistia com minha mãe a madrugada toda, ela apaixonada pelo Salgueiro e eu apaixonado por todas, é sério, gosto de todas as escolas.

Comecei a curtir samba no ziriguidum da Mocidade, viajando com Caymmi e o Reino da Palavras feitas pela Mangueira, na Kizomba da Vila Isabel, nas asas da Liberdade da Imperatriz, ano de 1989 que teve os fantásticos Ratos e Urubus da Beija-Flor e a Festa Profana da União da Ilha, chegando com a Mocidade e seu Vira-Virou deixando as águas rolar no seu chuá-chuá, com a Paulicéia Desvairada da Estácio, pegando um Ita no Norte com o Salgueiro, talvez pra mim o último grande samba do carnaval, com o bi da Imperatriz num jegue montado pela Catarina de Médici, com o criador e a criatura na minha Mocidade, com a explosão do universo com a Viradouro, no misticismo da Beija-flor com seus Caruanas, com o tricampeonato, me desculpem os torcedores seus torcedores, da Imperatriz mas com desfiles técnicos que tiraram um pouco a graça do carnaval, o Brasil com "s" ou "z" da Mangueira, e mais um tricampeonato técnico só que com a Beija-flor, não que não seja merecido, mas carnaval é festa é o mesmo que pedir ao jogador de futebol habilidoso deixar de dar um drible pra agradar o verdadeiro rei da festa, carnaval não é pra agradar jurado, é pra agradar o povão da arquibancada, dos camarotes, que fica na arquibancada popular, dos torcedores do sofá que viram as madrugadas e que faço parte, ficando loco por ti América da Vila Isabel, e terminando, até agora, com "as Áfricas" da Beija-flor. Ufa.

Sei que muitos vão falar, pô e a homenagem ao Flamengo, calma amigos eu não esqueci, na verdade meu vídeo da semana ou vídeos tem a ver com esse desfile, com a homenagem aos 100 anos do Clube de Regatas do Flamengo, que por conta da infelicidade dos jurados não ficou em uma colocação mais justa.

Abaixo a homenagem da Estácio de Sá ao centenário do Flamengo, intérprete é o Dominguinhos da Estácio.



Saudações Rubro-Negras

Rafael Carioca

2 comentários:

JUBA Spaziani disse...

Porra......e a TOM MAIOR?????

João Tatá disse...

Só parei na frente da televisão pra ver minha deusa (Natália Guimarães) desfilar!