terça-feira, 4 de março de 2008

O Vermelho e o Preto

Sei que será atrasado, mas a homenagem é sempre justa, vou falar de uma pessoa que não precisa de apresentações, só é o maior ídolo do maior clube do mundo. Não existe no futebol mundial alguém como o Zico, craque dentro e fora de campo.

Não vejo o Zico apenas como um ídolo do meu clube, e sim como um pai no esporte. Sim no esporte em geral, pra mim não existe exemplo melhor de ser humano. Zico sempre foi uma pessoa íntegra, sempre foi um cara respeitado por todos por conta do seu caráter, por não medir as palavras, e sempre que questionado por falar na lata, deixar claro aquilo que pensa. Talvez por isso seja um ídolo nacional, coisa que não temos mais, na verdade um ídolo mundial, só não é Imperador do Japão porque não tem olhos puxados, e na Turquia ele é chamado de Rei Arthur.

Eu digo um pai porque ele é meu exemplo, não é o meu maior ídolo, meu maior ídolo é minha mãe, mas sempre vi o Galinho como alguém próximo, um cara quase da minha família, sem ao menos conhecer, era aquele tio legal. É um exemplo a ser seguido, por isso talvez seja, ao lado do Maradona, o jogador mais reverenciado por sua torcida, nem a torcida do Santos é assim com o Pelé.

Um episódio da minha vida, com relação ao Zico e Flamengo, foi o primeiro jogo que vi num estádio, foi um Flamengo e Corinthians pela Copa do Brasil em 1989, o Flamengo perdeu de 4x2, mas pelos critérios de desempate ele avançou já que venceu o primeiro jogo de 2x0, gols do Flamengo marcados por Zico e Júnior, os meus maiores e únicos ídolos no esporte.

Zico no Flamengo conquistou tudo, conquistou o Rio diversas vezes, conquistou o Brasil por 4 vezes, a América e o Mundo uma vez. Fez mais de 500 gols pelo Flamengo, mais de 800 gols na carreira, e era meio campo. Um dos artilheiros da seleção, pior que tem gente que acha que ele foi mal na seleção porque não conquistou títulos, Zico arrebentava na seleção, ao contrário de pseudo-craques, ele jogava muito, mas futebol nem sempre é justo. Fernando Calazans define bem sobre o tema Zico não ter vencido uma Copa: "Azar da Copa do Mundo".

Zico é uma lição de civilidade, espero poder ver o Zico a frente do Flamengo, ele não tem obrigação nenhuma em fazer isso, as vezes acho que o Flamengo deve ao Zico, deve homenagens, deve carinho, deve em respeito, deve uma estátua, foi medíocre a homenagem do Flamengo ao Zico pela data em seu site oficial, mas isso não vem ao acaso.
Frase do Zico que define seu amor pelo Flamengo: "Fora do Flamengo, eu não deixaria de ser o Zico. Mas não teria a alegria do Zico de hoje. Eu seria um Zico triste." Porra isso é de arrepiar.

Enfim, feliz aniversário Zico, você é o meu espelho, um símbolo de como se deve ser, de como se deve agir. Feliz Natal atrasado a todos os rubro-negros. Um vídeo com um pouco dos gols do Zico.

***Um adendo: Zico acaba de levar o Fenerbahçe para as quartas de final da Liga dos Campeões, parabéns.

Saudações Rubro-Negras
Rafael Carioca



4 comentários:

Rafael Kury disse...

Belíssima homenagem meu "xará"!
Nunca será demais idolatrá-lo!

João Tatá disse...

Porra, Rafa...
Eu fazer um comentário, mas depois que vi o vídeo até esqueci!

FANTÁSTICO!!!!!

Fábio Martins disse...

Zico é fenomenal. Será sempre um ícone do esporte mundial. Exemplo de caráter, carisma, respeito e responsabilidade. Currículo invejável e gênio da bola. Não existe nada que denigre sua carreira e sua vida.

Pena que o exemplo não foi seguido pelos jogadores atuais. Acho que o único atleta que segue essa cartilha exemplar do Galinho de Quintino é o nosso Guga, que infelizmente está se aposentando.

Feliz aniversário, Zico. Feliz Natal à toda a Nação Rubro-Negra.

MarcelZ disse...

Parabéns pela coluna. Reflete exatamente o que penso a respeito.
Assino embaixo!