quarta-feira, 19 de março de 2008

Máximas do futebol

Aqueles que tendem a simplicar a paixão alheia pelo esporte mais popular do planeta gostam de dizer que o futebol “é sempre a mesma coisa”.

No entanto, qualquer pessoa que se preze a assistir a uma meia dúzia de partidas irá concluir, fatalmente, que não se trata de algo tão banal. No entanto, há lendas, ditados, mitos, e muita papagaida que perduram por anos e acabam tornando-se verdades absolutas e incontestáveis.

Como todos que estão lendo esse texto sabem, logo mais o Flamengo entrará em campo precisando vencer o Nacional do Uruguai para não desperdiçar toda uma temporada. Pode parecer exagero, afinal, o ano está apenas começando, mas quem acompanha o futebol sabe como a banda toca, principalmente no Flamengo. Pronto, chegamos ao ponto onde queria, e assim vou citar mais uma verdade absoluta: a pressão no Flamengo é diferente!

Quem nunca ouviu esta frase? Já perdi as contas de quantos jogadores fracassaram no clube e saíram pelas portas dos fundos com o rabo entre as pernas bradando esse dilema por todos os cantos. Já diria o profeta “Não agüenta, bebe leite!”.

Honestamente, acredito piamente que isso seja verdade: para o bem e para o mal, torcemos por um clube diferenciado. E por esse simples motivo, a pressão lá dentro é tão grande.

A torcida não vai engolir mais um fracasso na Libertadores. Já nos basta o ano passado! E não pensem que estou dizendo isso com a cabeça quente após as últimas derrotas, o problema é que perdemos dois jogos (para o Nacional e Botafogo) de forma banal. Nem de perto jogamos como Flamengo.

Se o esporte me ensinou alguma lição ao longo desses 26 anos é que a alegria da vitória e a dor de uma derrota caminham lado a lado, em um linha tênue (isso pode até parecer uma citação retirada de um livro de auto – ajuda, mas é a realidade, nua e crua). Perder e ganhar faz parte do show, o que não podemos é admitir atitudes patéticas como a do Toró, por exemplo.

Longe de mim acreditar que ele tenha sido o único culpado pelos fracassos recentes, no entanto, desde o ano passado sabemos que é difícil aturar entre os 11 titulares um jogador limitado como ele. Alguma coisa precisa mudar no Flamengo! Talvez a mentalidade do Joel! Mas, infelizmente, nas atuais circunstâncias o tempo joga contra a gente.

Não podemos dessistir! Aconteça o que acontecer, durante os 90 longos minutos dessa partida, cada torcedor espalhado por esse enorme país deve acreditar até o fim em uma vitória.

ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ VAI PRA CIMA DELES MENGO!!!

2 comentários:

Hassan Kishk disse...

Vai Flamengo!!! acaba com a uruguaiada!!

João Tatá disse...

parcial:

uns vinte cafezinhos at� agora.